Leitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos

Autores

  • Giovana Tolesani Camargo Barbosa Prefeitura Municipal de Paulínia, Paulínia, SP, Brasil
  • Ana Lúcia Guedes-Pinto Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p59-75

Palavras-chave:

leitura, sentidos, interlocução

Resumo

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de Mestrado que focaliza as interlocuções entre os sujeitos (professora e alunos) no cotidiano de uma sala de aula, a fim de encontrar indícios dos sentidos elaborados pelas crianças em meio às atividades escolares. A proposta metodológica assume a perspectiva de atuação participante no campo. Entre os acontecimentos diários registrados pela professora em um caderno, destacamos neste artigo a leitura oral de um conto, A pequena vendedora de fósforos, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 – 1875). Os enunciados dos alunos indiciam uma multiplicidade de sentidos posta em circulação, em uma dinâmica interativa vivida em aula. Seus dizeres e os da professora marcam diversas elaborações produzidas por eles durante a leitura. A pesquisa, fundamentando-se nos estudos histórico-culturais, procurou ressaltar os processos de atribuição de sentidos em que os sujeitos estão imersos na escola, que se constituem como um dos modos de apropriação da cultura humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Tolesani Camargo Barbosa, Prefeitura Municipal de Paulínia, Paulínia, SP, Brasil

Giovana Tolesani Camargo Barbosa é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Camoinas) e tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Paulínia, SP. Tem experiência na área de Ensino Fundamental, com pesquisa nos seguintes temas: interlocução e produção de sentidos na sala de aula.

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Ana Lúcia Guedes Pinto é Professora Titular do Departamento do Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp) e vice-líder do Grupo de Pesquisa ALLE-AULA, da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua na área de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase na Formação Inicial e Continuada de Professores.

Referências

ANDERSEN, H. C. A pequena vendedora de fósforos. In: ______. Histórias maravilhosas de Andersen. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1995.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso [1952-53]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. O problema do autor [1924]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. Arte e responsabilidade [1919]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Diefel, 1988.

______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

GUEDES-PINTO, A.L. Práticas de escrita no ensino universitário e suas relações com a formação docente. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 16, n. 30, 1. sem. 2012.

MAFASSIOLI, A.S. 20 Anos do Programa Dinheiro Direto na Escola: um olhar crítico sobre as interferências na gestão escolar e financeira pública. Fineduca – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 12, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67555>. Acesso em: 20/02/2018 às 14h31min.

MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA, Vagner. O antropólogo e sua magia. São Paulo: EDUSP, 1998.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

<http://www.fnde.gov.br/programas/pdde >. Acesso em: 20/02/2018 às 14h34min.

Downloads

Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Artigos