Leitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos

Autori

  • Giovana Tolesani Camargo Barbosa Prefeitura Municipal de Paulínia, Paulínia, SP, Brasil
  • Ana Lúcia Guedes-Pinto Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p59-75

Parole chiave:

leitura, sentidos, interlocução

Abstract

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de Mestrado que focaliza as interlocuções entre os sujeitos (professora e alunos) no cotidiano de uma sala de aula, a fim de encontrar indícios dos sentidos elaborados pelas crianças em meio às atividades escolares. A proposta metodológica assume a perspectiva de atuação participante no campo. Entre os acontecimentos diários registrados pela professora em um caderno, destacamos neste artigo a leitura oral de um conto, A pequena vendedora de fósforos, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 – 1875). Os enunciados dos alunos indiciam uma multiplicidade de sentidos posta em circulação, em uma dinâmica interativa vivida em aula. Seus dizeres e os da professora marcam diversas elaborações produzidas por eles durante a leitura. A pesquisa, fundamentando-se nos estudos histórico-culturais, procurou ressaltar os processos de atribuição de sentidos em que os sujeitos estão imersos na escola, que se constituem como um dos modos de apropriação da cultura humana.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Giovana Tolesani Camargo Barbosa, Prefeitura Municipal de Paulínia, Paulínia, SP, Brasil

Giovana Tolesani Camargo Barbosa é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Camoinas) e tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Paulínia, SP. Tem experiência na área de Ensino Fundamental, com pesquisa nos seguintes temas: interlocução e produção de sentidos na sala de aula.

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Ana Lúcia Guedes Pinto é Professora Titular do Departamento do Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp) e vice-líder do Grupo de Pesquisa ALLE-AULA, da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua na área de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase na Formação Inicial e Continuada de Professores.

Riferimenti bibliografici

ANDERSEN, H. C. A pequena vendedora de fósforos. In: ______. Histórias maravilhosas de Andersen. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1995.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso [1952-53]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. O problema do autor [1924]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. Arte e responsabilidade [1919]. In: ______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Diefel, 1988.

______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

GUEDES-PINTO, A.L. Práticas de escrita no ensino universitário e suas relações com a formação docente. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 16, n. 30, 1. sem. 2012.

MAFASSIOLI, A.S. 20 Anos do Programa Dinheiro Direto na Escola: um olhar crítico sobre as interferências na gestão escolar e financeira pública. Fineduca – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 12, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67555>. Acesso em: 20/02/2018 às 14h31min.

MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA, Vagner. O antropólogo e sua magia. São Paulo: EDUSP, 1998.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

<http://www.fnde.gov.br/programas/pdde >. Acesso em: 20/02/2018 às 14h34min.

Pubblicato

2019-05-15

Fascicolo

Sezione

Artigos