(Re)construindo aulas de Língua Portuguesa no diálogo entre universidade e escola

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil
  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p77-90

Palavras-chave:

leitura, formação de professores, textos sincréticos

Resumo

Apresentamos o relato de parte da experiência vivenciada durante o projeto de extensão “Leitura e escrita: possibilidades para a Educação Básica”, desenvolvido no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Faculdade de Artes, Comunicação e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo era oportunizar diálogos teóricos e práticos/metodológicos e a experimentação entre professores da educação básica, professores universitários e alunos do curso de Letras, sobre a leitura e a escrita de gêneros que fazem parte do cotidiano de ensino das escolas. Formação que possibilita a partilha e a ampliação dos conhecimentos dos envolvidos, ou seja, a formação inicial e continuada dos docentes. Relatamos como foi organizado o projeto, com destaque para as escolhas teóricas e metodológicas e abordamos o primeiro conteúdo desenvolvido no projeto, que envolveu o trabalho com a leitura de textos sincréticos.

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Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil

Eliane Aparecida Miqueletti é graduada em Letras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Dourados), tem Mestrado em Letras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas) e Doutorado em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina). É professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de semiótica francesa e ensino, com pesquisa nos seguintes temas: Semiótica Francesa, a construção da identidade indígena, o ensino de Língua Portuguesa e o Estágio Supervisionado Obrigatório.

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil

Edilaine Buin é graduada  em Letras (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor/pesquisador(a) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisa nos seguintes temas: Aquisição da Escrita, Letramentos e Formação de Professores. Atualmente, é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras-UFGD.

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Artigos