O desafio da interculturalidade frente ao desafio do letramento literário

Autores

  • Diego Pereira Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p111-124

Palavras-chave:

escolarização da literatura, letramento literário, interculturalidade

Resumo

Neste artigo, defende-se a escolarização da literatura sob os paradigmas do letramento literário (COSSON, 2016 [2006]) e da compreensão intercultural da realidade (SILVA, 2000; CUCHE, 2002; BUCHOLTZ; HALL, 2004; MAHER, 2007; DANTAS, 2012; MONTIEL, 2013; dentre outros), como resposta à desarmonia definidora da sociedade brasileira pós-moderna, traduzida pelo paradoxo do máximo da racionalidade técnica e do máximo da irracionalidade comportamental (CANDIDO, 2011 [1988]). Para tanto, reconhece-se, no caso do primeiro paradigma, e propõe-se, no do segundo, alguns de seus princípios socioeducativos; problematizando, ainda, as funções sociais creditadas à literatura e à sua escolarização diante das ideologias linguísticas às quais naturalmente se filiam (MAKONI; PENNYCOOK, 2012), de sua difusão no âmbito das principais agências de letramento institucionais (a exemplo da escola e da igreja) e de seu emprego potencial na formação discursiva da nação (EAGLETON, 2006 [1983]; CANDIDO, 2011 [1988]).

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Biografia do Autor

Diego Pereira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Diego Pereira é licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia), especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestrando em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas). É Professor da Educação Básica: Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEDUC-MT). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: documentos oficiais de prescrição e mediação curricular (perspectiva político-cultural de sua inscrição), sistematização e monitoramento da ação docente (construção/avaliação de dispositivos) e letramento literário (funções sociais creditadas à literatura e à sua escolarização, notadamente no Ensino Médio; além de suas implicações didático-pedagógicas).

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Ensaios