Leitura: o papel da memória de longo termo (MLT) no processo de interpretação
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p81-101Palavras-chave:
leitura, memória, interpretação, paráfrase.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre Dificuldades de leitura entre acadêmicos de Letras, a partir da análise das paráfrases por eles produzidas, após a leitura silenciosa de uma crônica. O objetivo foi avaliar a interpretação leitora dos estudantes da amostra considerada. A análise embasou-se no Modelo Pragmático Integrado de interpretação/compreensão (DASCAL, 2006) e os resultados da investigação desenvolvida entre o 2º semestre de 2015 e o 1º de 2016 evidenciaram dificuldade de articulação entre texto e contexto, como também a necessidade de investigar mais detidamente os vínculos entre memória de longo termo (MLT) e o processo de interpretação leitora, uma vez que o maior problema detectado concerniu à falta de mobilização do conhecimento prévio (extralinguístico e metalinguístico). As demais dificuldades foram o léxico pouco desenvolvido e a falta de nexos textuais ou seu emprego inadequado. Por fim, embora a pesquisa tenha sido exploratória e seus resultados não possam ser generalizados sem investigações adicionais, constatamos haver estreita relação entre dificuldades de interpretação leitora e produção de paráfrases reprodutoras.
This article presents the results of an investigation on Reading Difficulties among students of Letters based on the paraphrases produced by them after the silent reading of a chronicle. The objective was to evaluate the students’ process of reading interpretation. The analysis was based in the Pragmatic Model of Integrated interpretation/understanding (DASCAL, 2006) and the results of the research developed in 2015/2016 showed difficulty of articulation between text and context, as well as the need to investigate the links between long term memory (MLT) and the interpretation process, since the biggest problem detected was concerned to the difficulty to mobilize previous knowledge (extralinguistic and metalinguistic).Other difficulties highlighted were the lexicon little developed and the lack of nexus or its inadequate use between sentences and paragraphs. Finally, although the study was exploratory and their results cannot be generalized without further investigations, we conclude that there was a close relationship between reading interpretation difficulties and poor paraphrases.
Keywords: reading, memory, interpretation, paraphrase.
Downloads
Referências
ATKINSON, R.C.; SCHIFFRIN, R. M. Human Memory. A proposed system and its control processes. In: SPENCE, K. W.; SPENCE, J. T. (Eds.), The Psychology of Learning and Motivation: Advances in Research and Theory. N. York: Academic Press, vol. 2, pp. 89- 195, 1968.
BADDELEY, A.D. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences, v. 4, p. 417–423, 2000a.
BADDELEY, A. Short-term and working memory. In: TULVING, E.; CRAIK, F.I.M. (Orgs.) The Oxford Handbook of Memory. Oxford, England: Oxford University Press, p. 77-92, 2000b.
BADDELEY, A.; ANDERSON, M.C.; EYSENCK, M.W. Memória. Tradução de Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BERTICELLI, I. A.; SCHIAVINI, D. P. Significados da pragmática linguística na formação de leitores. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 571-586, 2013.
CELCE-MURCIA, M. Rethinking the Role of Communicative Competence in language teaching. In: SOLER, E. Alcón; JORDÀ, M.P. Safond (Eds.). Intercultural Language Use and Language Learning. Netherlands: Springer, p. 41-57, 2007.
CRUZ, O. F. da; ZANINI, M. Paráfrase: campo de criação e trabalho nos textos dos detentos. In: 3º CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (2007). Maringá, Anais Maringá, p. 1904-1912, 2009.
DASCAL, M. Interpretação e compreensão. Tradução de Marcia Heloisa Lima da Rocha. São Leopoldo: UNISINOS, 2006.
DEHAENE, S. Les Neurones de la Lecture. Paris: Odile Jacob, 2007.
___________. Reading in the Brain – The new science of how we read. New York : Penguin, 2009a.
___________. Signatures of consciousness – a talk by Stanislas Dehaene. Edge in Paris. Entrevista concedida e Edge Foundation, 2009b. Disponível em: <https://www.edge.org/3rd_culture/dehaene09/dehaene09_index.html>. Acesso em fevereiro 2018.
______. Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. de Leonor Scliar Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
DUARTE, P.M.T. Elementos para o estudo da Paráfrase. Revista Letras. Curitiba, n. 59, p. 241-259, 2003.
FLÔRES, O. Dualismo em leitura. Moara, Belém, Pará, n. 28, p. 58-73, 2007.
FLÔRES. O.; GABRIEL, R. O quebra-cabeça da leitura: leito, texto, autor. In: MOURA, H.; GABRIEL, R. (Orgs.) Cognição na Linguagem. Florianópolis: Insular, p. 219-236, 2012.
FUCHS, C. A paráfrase linguística: equivalência, sinonímia ou reformulação? Ed. Unicamp, n. 8, p. 129-134, 1985a.
________. As problemáticas enunciativas: esboço de uma apresentação histórica e crítica. Trad. Letícia M. Rezende. Alfa, São Paulo, v. 29, p. 111-129, 1985b.
GAZZANIGA, M.; IVRY, R.B.; MANGUN, G.R. Cognitive neuroscience – the biology of the mind. 2 ed. New York, London: W. W. Norton & Company, 2002.
GONZALES, K. L. O. Um estudo sobre a paráfrase em redações de vestibular. Dissertação de Mestrado. Fac. De Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, USP, 2014.
GUO, Y. Cognitive Analysis of Long-Term Memory in Interpreting. International Journal of Language and Linguistics, v. 4, n. 3, p. 103-113, 2016.
HILGERT, J. G. A qualificação discursiva no texto falado. In: PRETI, D. Dino Preti e seus temas: Oralidade, Literatura, Mídia e Ensino. São Paulo: Cortez, p. 62-84, 2001.
HILGERT, J. G. (Org.) A Linguagem Falada Culta na cidade de Porto Alegre. Passo Fundo/Porto Alegre, UPF/UFRGS, 1997.
______. Procedimentos de reformulação, a paráfrase. In: PRETI, D. (Org.). Análise de Textos Orais. Projeto de Estudo da norma linguística urbana culta de São Paulo. São Paulo: FFLCH/USP, p. 103-127, 1993.
ILARI, R.; GERALDI, J.W. Semântica. 4 ed. São Paulo: Ática, 1990.
IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
IZQUIERDO, I. et al. Mechanisms for memory types differ. Nature, v. 393, p. 635-636, 1998.
______. Memórias. Estud. Av. v. 3, n. 6, São Paulo, mai/ago, 1989. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141989000200006>. Acesso em: dezembro 2017.
KLEIMAN, A. Texto & Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas, SP: Pontes, 9 Ed. 2004.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da Neurociência. São Paulo:
Atheneu, 2004.
MANGUEL, A. Uma história de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MELLO, C. B.; XAVIER, G. F. Desenvolvimento da memória: influências do conhecimento de base e do uso de estratégias. In: MELLO, C. B.; MIRANDA, M. C.; MUSZKAT, M. (Orgs.). Neuropsicologia do desenvolvimento: conceitos e abordagens. São Paulo: Memnon, 2005.
MORAIS, J. Alfabetizar para a Democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
PERINI, M. A Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1995.
REBOUÇAS, M. D. S.R. A Competência Comunicativa EM COMÉDIA: de que mesmo que eles estão rindo? Brasília: Calea-cadernos de aula do Iea, v. 1, 2012.
Disponível em: <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/426f3bcbce455af3e0326cfaaeaadbc8.pdf>. Acesso em: dez. 2017.
SCLIAR-CABRAL, L. Por que investigar o processamento da leitura? Linguística (Madrid), v. 22, p. 109-126, 2009. Disponível em:
<http://www.linguisticalfal.org/22_linguistica_109_128.swf/>. Acesso em: dez. 2017.
______. Reconhecimento das invariâncias por neurônios reciclados. In. GABRIEL, Rosângela; FLÔRES, Onici C. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares: Educação, Leitura, Aprendizagem (Org.). Santa Maria: Editora da UFSM, 2017.
SQUIRE, L. R.; KANDEL, E.R. Memória: da mente às moléculas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
TEJÓN LAVADO, J. S. (Quino) Toda Mafalda. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ZANOTTO, M. S.; PALMA, D. V. Metáfora, cognição e ensino de leitura: o pensar metafórico em sala de aula. In: N. B. BASTOS (Org.). Língua Portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998.
______________.; PALMA, D.V. Opening Pandora’s Box: multiple readings of a metaphor. In: ______.; L. CAMERON; M. CAVALVANTI. (Eds.) Confronting metaphor in use: an applied linguistic approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008.