O uso de fantoches e suas contribuições para a narrativa de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p83-103

Palavras-chave:

Educação Infantil, prática-pedagógica, literatura infantil.

Resumo

Resumo. Este artigo aborda parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma turma de Educação Infantil de uma escola privada, visando estudar a possível contribuição do uso de fantoches para a construção de narrativas por crianças. Desenvolvida em 2017 a pesquisa compôs-se por conjunto de procedimentos metodológicos, dos quais destacamos dez encontros com a professora e a turma estudada. As análises do material empírico permitiram evidenciar que os fantoches, além de aumentarem a motivação das crianças para recontarem as histórias, afetaram, positivamente, a estrutura das narrativas: as crianças usam-nos para sustentar os enredos; criam e incluem mais personagens; experimentam diferentes vozes; constroem diálogos entre personagens e/ou atribuem características psicológicas a eles. Com este estudo, pretende-se contribuir para reflexões sobre a importância da construção de práticas pedagógicas diferenciadas relacionadas à literatura infantil e seus efeitos sobre o desenvolvimento das crianças.

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Biografia do Autor

Marcela A Moreira Araujo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Marcela A. Moreira Araujo é graduada em Administração (Centro Universitário de Jaguariúna), tem mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Tem experiência na área de recursos humanos, gestão de projetos e educação infantil, com pesquisas nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores; Práticas pedagógicas. É bolsista CAPES. E-mail: mamoreyra_@hotmail.com.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha é graduada em Psicologia (PUC-Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e tem Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/ pesquisadora Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Educação, com pesquisa nos seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Funções Psicológicas Mediadas, Literatura Infantil, Educação Infantil. E-mail: silrocha@uol.com.br

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Publicado

2021-12-30

Edição

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Artigos