A leitura, por crianças pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada

Autores

  • Mônica Daisy Vieira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p81-99

Palavras-chave:

leitura literária digital, literatura digital, literatura digitalizada, criança, formação de leitores

Resumo

da vez menores se utilizam de dispositivos digitais, em geral móveis, para realizar várias atividades, inclusive, de leitura de obras literárias digitais e digitalizadas. Analisam-se aqui os dados de uma pesquisa realizada em 2017 e 2018 com crianças de 4 e 5 anos de idade e apresentam-se os eventos de letramento em atividades de leitura literária digital realizada pela professora em uma escola de Educação Infantil. Verificou-se que as crianças precisam aprender os gestos e o comportamento de leitura necessários para ler as obras digitais que possuem um maior nível de interatividade e multimodalidade. Elas inicialmente necessitam da orientação constante de um adulto para conseguir se engajar e construir sentido para o texto literário lido.

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Biografia do Autor

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mônica Dayse Vieira Araújo é graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Minas Gerais), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais), Doutorado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, com pesquisas nos seguintes temas: Alfabetização e letramento, Cultura escrita digital, Leitura literária digital, Formação de professores. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/CEALE. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED/CEALE.

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Dossiê – Artigos