Mídias, efeitos de sentido e práticas de leitura e escrita: o que nos contam as narrativas digitais?

Autores

  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p101-113

Palavras-chave:

narrativas digitais, letramentos múltiplos, tecnologia educacional

Resumo

As histórias digitais, ou narrativas digitais, são aquelas construídas com e veiculadas por meio de recursos multi e hipermidiáticos. Por sua natureza multimodal e multissemiótica, essas narrativas unem a tradição humana de contar e ler histórias à contemporaneidade das tecnologias digitais; entrelaçam o antigo e o novo, o vivido e o devir num presente que desdobra o (im)possível preenchendo-o de significações. Assim, as novas mídias vêm alterando e, muitas vezes, ampliando as possibilidades discursivas das narrativas clássicas. Os efeitos de sentido possíveis advêm, nas narrativas digitais, de múltiplas semioses e a própria função-autor passa a existir em outro contexto discursivo (mais fluido e permeável à coautoria). Nesse cenário, este artigo volta-se à exploração das múltiplas possibilidades de leitura e escritura oferecidas pelas narrativas digitais, buscando apresentar os desdobramentos que essa nova forma de narrar pode trazer ao processo de criação de sentidos e construção de multiletramentos, tanto pelo autor quanto pelo leitor.

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Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, Brasil.

Alessandra Rodrigues tem Doutorado em Educação: Currículo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Mestrado em Educação (Universidade do Planalto Catarinense) e é graduada em Letras (Universidade do Planalto Catarinense). É professora/pesquisadora da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências dessa universidade. Tem experiência na área de Educação e Práticas Discursivas, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação com pesquisas nos seguintes temas: escrita e autoria, narrativas digitais, currículo, multiletramentos, formação de professores para uso pedagógico das TDIC.

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Dossiê – Artigos