Narrativas digitais: a palpitante forma de contar histórias

Autores

  • Ellen Maira de Alcântara Laudares Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p115-135

Palavras-chave:

literatura infantil digital, narrativas digitais, aplicativos de contação de histórias

Resumo

No presente artigo foi efetuada a investigação da literatura infantil digital por meio dos aplicativos de contação de histórias. Ele tem por objetivo apontar as principais características e potencialidades dessa literatura, desde as histórias contadas pelos narradores orais, até as contações no meio digital. Para esse fim, incumbe-se de uma pesquisa exploratória com foco qualitativo, a começar pela sondagem dos aplicativos de contação de histórias disponíveis gratuitamente para download nos sistemas operacionais Android e IOS. O subsídio teórico está fundamentado nas discussões de Lévy, Chartier, Castells, Bruner, Murray, Benjamin e demais autores que dialogam sobre a temática. Constatou-se que os aplicativos de contação de histórias funcionam de forma a envolver o leitor, assim como ocorre na contação de histórias presencial. Há, no teor digital, grande número de reprodução das histórias clássicas da literatura infantil mundial, de forma que o narrador oral se torna presente, dando ao leitor acesso aos títulos universalmente difundidos, repassando, assim, a memória desses enredos de uma geração a outra, ao passo que existem muitas histórias de cunho social e religioso, que refletem, desse modo, uma visão cultural da sociedade, preferindo-se a confessionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Maira de Alcântara Laudares, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Ellen Maira de Alcântara Laudares é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Atua como professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Graduada em Pedagogia pela Fundação de Educação Regional Serrana (2015). Graduada em História pela FACESB (2015). Possui especialização em Supervisão Escolar, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011); e em Pedagogia Empresarial: Planejamento Estratégico em ambiente escolar e não escolar, pelo ISEIB (2015).

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras.

Referências

BENJAMIN, W. O narrador. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRUNER, J. Aspectos de significado: para uma psicologia cultural. Lisboa: Edições 70, 1990.

CARVALHO, G. S. As Histórias Digitais: Narrativas do século XXI. O Software MovieMaker como recurso procedimental para a construção de Narrações. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-104511/publico/Gracinha_Souza_de_Carvalho.pdf>. Acesso em: novembro de 2016.

FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LAUDARES, E. M. A. Literatura Infantil Digital: um estudo sobre os aplicativos de contação de histórias. 118f. 2018. Dissertação (mestrado Profissional em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMKE, J. L. Travels in hypermodality. Visual Communication, 2002.

LÉVY, P. O Que é Virtual? Rio de Janeiro: 34, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Copyright Editora 34, 1999.

MORAES, F. Contar histórias. A arte de brincar com as palavras. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2012.

MURRAY, J. Hamelet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural UNESP, 2003.

PATRINI, M. de L. A renovação do conto: emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005.

PAIVA, V. (2007). Narrativas Multimídia de Aprendizagem de Língua Inglesa: Um Gênero Emergente. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, SIGET, 4, 2007, Santa Catarina. Anais do 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Tubarão: UNISUL, 2007. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2010/citacoes.html>. Acesso em: 20 jan. 2019.

PRADO, A. L.; LAUDARES, E. M. A.; VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p.1156-1176, ago. 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br>. Acesso em: 18 nov. 2018.

PAUL, N. Elementos das narrativas digitais. In: Ferrari, Pollyana (Org.), Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.

RIBEIRO, A. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCORELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas 3. ed. Belo Horizonte, MG: Ceake; Autêntuca Editora, 2014.

ROBIN, B. R. The educational uses of digital storytelling. CRAWFORD et al. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2006. Chesapeake, VA: AACE, 2006.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo, SP: Melhoramentos, 2012.

SCHAFER, M. A Afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2011.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

VALENTTE, J. A. A Espiral da aprendizagem e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Repensando Conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (org.), A Tecnologia no ensino: Implicações para a Aprendizagem. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2002.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Formação de educadores a distância e inte-gração de mídias. São Paulo, SP: Avercamp, 2007.

VASCONCELOS, D. C.; Magalhães, H. As Narrativas Multimediáticas das Charges Animadas. Cultura Mediática: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Ano III, n. 1, 2010.

WEBER, M. Professores contadores de histórias. In: FERREIRA, Jacques de Lima (org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.

Downloads

Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Dossiê – Artigos