Educação e Sociedade oitocentistas: sobre positivismo e currículo em uma escola popular

Autores

  • Alexandro Henrique Paixão Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Hiago Vaccaro Malandrin Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p139-164

Palavras-chave:

Liceu Literário Português, currículo escolar, cultura oitocentista

Resumo

Nesta pesquisa procuramos compreender a função social do Liceu Literário Português, agremiação portuguesa particular voltada para a instrução das camadas menos abastadas do Império, especialmente da comunidade de emigrantes portugueses situada no Município da Corte do Rio de Janeiro. Tentaremos demonstrar que o sentido de educação incorporado pela instituição oitocentista era composto em íntima relação com as ideias de Povo, Ordem e Progresso. Iremos descrever o sistema de decisão (política) e práticas pedagógicas que implicam no surgimento do Liceu durante a segunda metade do século XIX. Em seguida iremos reconstruir a trajetória histórica de composição curricular do Liceu Português. Por fim, estudaremos os processos de apropriação cultural do positivismo em dois momentos distintos – de organização (1868) e reorganização (1884) interna da instituição – segundo duas personalidades: Raymundo Teixeira Mendes e Reinaldo Carlos Montóro.

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Biografia do Autor

Alexandro Henrique Paixão, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Alexandro Henrique Paixão é professor de sociologia na Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES) e do projeto FAPESP sobre Raymond Williams e educação de adultos.

Hiago Vaccaro Malandrin, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Hiago Vaccaro Malandrin é graduado em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), mestrando em Educação (Universidade Estadual de Campinas). Tem experiência na área de pensamento social e educação, com pesquisa nos seguintes temas: pensamento social ocidental, sociologia e história da cultura, conceito de natureza e cultura, circulação transatlântica de ideias.

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Publicado

2019-05-15

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Artigos