Formação de leitores na sociedade da informação: o que dizem as pesquisas recentes?

Autores

  • Márcia Regina Rodrigues Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Santa Teresa, ES, Brasil.
  • Patrícia Veronesi Batista Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p41-58

Palavras-chave:

formação de leitores, competência informacional, Sociedade da Informação

Resumo

Considerando que vivemos em uma sociedade marcada pelo excesso de informação e ausência de experiências consistentes de leitura, este trabalho analisa pesquisas recentes que relacionam os conceitos de formação de leitores ao contexto da sociedade da informação, a fim de destacar ações que podem contribuir para a formação de leitores competentes. O aporte teórico é marcado, principalmente, por contribuições de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía. A pesquisa compreende um estudo bibliográfico, de caráter exploratório e descritivo, que analisa os dados qualitativamente. Destaca-se a importância de buscar meios para assumir os desafios que a sociedade da informação apresenta e transformá-los em oportunidades de ressignificação do papel de importância da escola, dos professores e bibliotecários para o desenvolvimento da leitura, escrita e competência informacional.

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Biografia do Autor

Márcia Regina Rodrigues Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Santa Teresa, ES, Brasil.

Márcia Regina Rodrigues Ferreira é graduada em História (Universidade Federal do Espírito Santo), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo). É professora coordenadora da formação continuada de profissionais da educação da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Espírito Santo. Nos processos de formação continuada e na área acadêmica tem interesse nos seguintes temas: história vivida e história ensinada, história e memória, educação do campo e memórias, cultura, educação das sensibilidades e patrimônio cultural.

Patrícia Veronesi Batista, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Patrícia Veronesi Batista é graduada em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa e é especialista em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (Universidade Federal do Espírito Santo). É aluna/pesquisadora do Mestrado em Educação e do bacharelado em Biblioteconomia (Universidade Federal do Espírito Santo). Na área acadêmica tem interesse nos seguintes temas: formação de leitores, políticas públicas de leitura e bibliotecas escolares.

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos