Funções e funcionamentos da leitura em estudos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011 a 2017

Maria José P. M. de Almeida, Érica Talita Brugliato

Resumo


Apontamos como objetivo deste estudo contribuir para a compreensão de como, em pesquisas apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), de 2011 a 2017, aquelas sobre leitura focalizaram a função e o funcionamento dessa atividade. Tomamos como principal apoio teórico alguns princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi, e como corpus do estudo investigações sobre leitura realizadas em situações de ensino formal e apresentadas nas quatro últimas edições do ENPEC. Concluímos apontando para a importância de que, nas pesquisas da área de Ensino de Ciências, sejam divulgados os processos seguidos ao desenvolvê-las, tanto os considerados positivos quanto aqueles que não contribuíram para que seus autores chegassem ao que esperavam.


Palavras-chave


análise do discurso; funcionamento da leitura; função da leitura

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. J. P. M.; Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

ALMEIDA, M. J. P. M.; SORPRESO, T. P. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física. Pro-Posições, v.22, n.1, 2011. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018

ANDRADE, I. B.; ROCHA, M. A. P. M.; VERMELHO, S. C.; MARTINS, I. Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre Leitura e Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018

ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. A leitura na pesquisa em Educação em Ciências: análise de aspectos intertextuais em trabalhos apresentados no ENPEC. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018

ARAÚJO, M. S.; BEKMAN, L. S.; SILVA, J. F.; BARROSO, R. R. Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC’s) – 2005 a 2015 In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018.

ARAÚJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. Avaliação da compreensão de leitura de textos científicos na Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018.

GERALDI, J. W. (1984). Prática da leitura de textos na escola. Leitura Teoria e Prática, n. 3, p.25–32, 1984.

ORLANDI, E. P. A produção da leitura e suas condições. Leitura, Teoria e Prática. v.2, n. 1, p. 20-25, 1983.

______. As histórias da Leituras. Leitura, Teoria e Prática. v. 3, n. 3, p. 7-9, 1984.

______. Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

______. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto. 14 (61), 1994 p.52-59. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018

______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, E. P. LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.) Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006.

PALCHA, L. S.; CABRAL, W. A. Literatura e Ciência: projeções possíveis nas pesquisas da área de ensino. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em:

RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. Humor, ciência, literatura e tudo mais: O Guia dos Mochileiros das Galáxias no Ensino de Ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10 a 13/11 2013, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

RESENDE, T. A.; KLAUTAU-GUIMARÃES; A divulgação científica como estratégia de ensino dos principais conceitos básicos de genética. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5 a 9/12 2011, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

RICON, A. E.; ALMEIDA, M. J. P. M. Ensino da física e leitura. Leitura Teoria e Prática, Campinas, v. 10, n. 18, p. 7-16, 1991.

SANTOS-GOEDERT; ROCHA, A.L. F. Da leitura da palavra à leitura de mundo: Uma possibilidade poética entre alfabetizações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2018.

SEDAMO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ler e compreender nas aulas de Ciências: uma análise. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, E. T. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora Autores Associados, 1981.

TARGINO, A. R. L.; GIORDAN, M. Prática de leitura em aulas de química: retextualização de textos literários de divulgação científica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X