Funções e funcionamentos da leitura em estudos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011 a 2017

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Érica Talita Brugliato Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p59-72

Palavras-chave:

análise do discurso, funcionamento da leitura, função da leitura

Resumo

Apontamos como objetivo deste estudo contribuir para a compreensão de como, em pesquisas apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), de 2011 a 2017, aquelas sobre leitura focalizaram a função e o funcionamento dessa atividade. Tomamos como principal apoio teórico alguns princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi, e como corpus do estudo investigações sobre leitura realizadas em situações de ensino formal e apresentadas nas quatro últimas edições do ENPEC. Concluímos apontando para a importância de que, nas pesquisas da área de Ensino de Ciências, sejam divulgados os processos seguidos ao desenvolvê-las, tanto os considerados positivos quanto aqueles que não contribuíram para que seus autores chegassem ao que esperavam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José P. M. de Almeida, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Maria José P. M. de Almeida possui Licenciatura em Física; Mestrado em Psicologia e Doutorado em Ciência (Universidade de São Paulo) e Livre Docência e Titular em Metodologia de Ensino–Física (Universidade Estadual de Campinas). É professora pesquisadora na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência em Educação em Ciências com pesquisas em Ensino de Ciências/Física e Linguagens; Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais. É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Érica Talita Brugliato, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Érica Talita Brugliato possui Licenciatura em Física (Universidade Estadual Paulista) e Mestrado em Ensino de Ciências (Universidade Estadual de Campinas). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

ALMEIDA, M. J. P. M.; Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

ALMEIDA, M. J. P. M.; SORPRESO, T. P. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física. Pro-Posições, v.22, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n1/08> Acesso em: 30 out. 2018

ANDRADE, I. B.; ROCHA, M. A. P. M.; VERMELHO, S. C.; MARTINS, I. Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre Leitura e Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1727-1.PDF> Acesso em: 30 out. 2018

ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. A leitura na pesquisa em Educação em Ciências: análise de aspectos intertextuais em trabalhos apresentados no ENPEC. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1336-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018

ARAÚJO, M. S.; BEKMAN, L. S.; SILVA, J. F.; BARROSO, R. R. Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC’s) – 2005 a 2015 In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.

ARAÚJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. Avaliação da compreensão de leitura de textos científicos na Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.

GERALDI, J. W. (1984). Prática da leitura de textos na escola. Leitura Teoria e Prática, n. 3, p.25–32, 1984.

ORLANDI, E. P. A produção da leitura e suas condições. Leitura, Teoria e Prática. v.2, n. 1, p. 20-25, 1983.

______. As histórias da Leituras. Leitura, Teoria e Prática. v. 3, n. 3, p. 7-9, 1984.

______. Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

______. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto. 14 (61), 1994 p.52-59. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1943/1912> Acesso em: 30 out. 2018

______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, E. P. LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.) Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006.

PALCHA, L. S.; CABRAL, W. A. Literatura e Ciência: projeções possíveis nas pesquisas da área de ensino. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0913-1.PDF Acesso em: 30 out. 2018

RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. Humor, ciência, literatura e tudo mais: O Guia dos Mochileiros das Galáxias no Ensino de Ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10 a 13/11 2013, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1471-1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.

RESENDE, T. A.; KLAUTAU-GUIMARÃES; A divulgação científica como estratégia de ensino dos principais conceitos básicos de genética. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5 a 9/12 2011, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1056-1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.

RICON, A. E.; ALMEIDA, M. J. P. M. Ensino da física e leitura. Leitura Teoria e Prática, Campinas, v. 10, n. 18, p. 7-16, 1991.

SANTOS-GOEDERT; ROCHA, A.L. F. Da leitura da palavra à leitura de mundo: Uma possibilidade poética entre alfabetizações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.

SEDAMO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ler e compreender nas aulas de Ciências: uma análise. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1850-1.PDF>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, E. T. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora Autores Associados, 1981.

TARGINO, A. R. L.; GIORDAN, M. Prática de leitura em aulas de química: retextualização de textos literários de divulgação científica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos