Funções e funcionamentos da leitura em estudos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p59-72Palavras-chave:
análise do discurso, funcionamento da leitura, função da leituraResumo
Apontamos como objetivo deste estudo contribuir para a compreensão de como, em pesquisas apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), de 2011 a 2017, aquelas sobre leitura focalizaram a função e o funcionamento dessa atividade. Tomamos como principal apoio teórico alguns princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi, e como corpus do estudo investigações sobre leitura realizadas em situações de ensino formal e apresentadas nas quatro últimas edições do ENPEC. Concluímos apontando para a importância de que, nas pesquisas da área de Ensino de Ciências, sejam divulgados os processos seguidos ao desenvolvê-las, tanto os considerados positivos quanto aqueles que não contribuíram para que seus autores chegassem ao que esperavam.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. P. M.; Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
ALMEIDA, M. J. P. M.; SORPRESO, T. P. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física. Pro-Posições, v.22, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n1/08> Acesso em: 30 out. 2018
ANDRADE, I. B.; ROCHA, M. A. P. M.; VERMELHO, S. C.; MARTINS, I. Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre Leitura e Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1727-1.PDF> Acesso em: 30 out. 2018
ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. A leitura na pesquisa em Educação em Ciências: análise de aspectos intertextuais em trabalhos apresentados no ENPEC. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1336-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018
ARAÚJO, M. S.; BEKMAN, L. S.; SILVA, J. F.; BARROSO, R. R. Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC’s) – 2005 a 2015 In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.
ARAÚJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. Avaliação da compreensão de leitura de textos científicos na Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.
GERALDI, J. W. (1984). Prática da leitura de textos na escola. Leitura Teoria e Prática, n. 3, p.25–32, 1984.
ORLANDI, E. P. A produção da leitura e suas condições. Leitura, Teoria e Prática. v.2, n. 1, p. 20-25, 1983.
______. As histórias da Leituras. Leitura, Teoria e Prática. v. 3, n. 3, p. 7-9, 1984.
______. Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
______. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto. 14 (61), 1994 p.52-59. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1943/1912> Acesso em: 30 out. 2018
______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
ORLANDI, E. P. LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.) Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
PALCHA, L. S.; CABRAL, W. A. Literatura e Ciência: projeções possíveis nas pesquisas da área de ensino. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0913-1.PDF Acesso em: 30 out. 2018
RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. Humor, ciência, literatura e tudo mais: O Guia dos Mochileiros das Galáxias no Ensino de Ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10 a 13/11 2013, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1471-1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.
RESENDE, T. A.; KLAUTAU-GUIMARÃES; A divulgação científica como estratégia de ensino dos principais conceitos básicos de genética. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5 a 9/12 2011, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1056-1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.
RICON, A. E.; ALMEIDA, M. J. P. M. Ensino da física e leitura. Leitura Teoria e Prática, Campinas, v. 10, n. 18, p. 7-16, 1991.
SANTOS-GOEDERT; ROCHA, A.L. F. Da leitura da palavra à leitura de mundo: Uma possibilidade poética entre alfabetizações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
SEDAMO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ler e compreender nas aulas de Ciências: uma análise. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 24 a 27/11 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1850-1.PDF>. Acesso em: 20 nov. 2018.
SILVA, E. T. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora Autores Associados, 1981.
TARGINO, A. R. L.; GIORDAN, M. Prática de leitura em aulas de química: retextualização de textos literários de divulgação científica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 03 a 06/07 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1941-1.pdf> Acesso em: 30 out. 2018.