Produção narrativa oral de crianças e o texto literário

Autores

  • Karin Cozer de Campos Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p109-124

Palavras-chave:

produção narrativa oral de crianças, texto literário, narrativas pessoais

Resumo

O trabalho trata da relação entre a produção narrativa oral de crianças e o texto literário. O objetivo é discutir como o texto literário pode contribuir para potencializar a produção narrativa oral das crianças no ambiente escolar. Toma-se como referência uma pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças de uma escola pública. A principal estratégia metodológica foram oficinas de criação de histórias para estimular a produção narrativa oral das crianças. Algumas dessas oficinas tiveram como recurso obras da literatura infantil. Alguns resultados da pesquisa apontam que o texto literário potencializou a produção das narrativas orais das crianças, isto é, a possibilidade de fazer da narrativa literária uma narrativa pessoal. As crianças tomaram o texto literário como referência, reelaboraram-no e criaram as suas próprias histórias a partir de suas experiências, o que inspirou suas produções narrativas orais e seus processos criativos e imaginários.

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Biografia do Autor

Karin Cozer de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão, PR, Brasil

Karin Cozer de Campos é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina). É professora adjunta/pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Formação de Professores, com pesquisa nos seguintes temas: narração oral de histórias, infância, cultura, literatura infantil e formação de professores. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Criança e Infância (UNIOESTE) e do Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte (UFSC).

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos