Sobre a função dos aspectos imateriais no ato de ler: Jakubinskij, Vološinov, Bakhtin e Foucambert

Dagoberto Buim Arena

Resumo


Jakubinskij introduz nos estudos de linguagem nos princípios do século XX na Rússia o conceito de massa aperceptiva, entendido como o conjunto de experiências e vivências formadoras do psiquismo que dão as condições para a apropriação das criações culturais humanas, entre as quais os atos culturais de ler, e que, por essa razão, permitem as trocas culturais. Esse conceito ecoa em obras de outros pesquisadores, com nomes similares. Por isso, este artigo tem o objetivo de mapear conceitos próximos, encontrados em herdeiros diretos de Jakubinskij –Vološinov, Bakhtin e Vigotski – e em um outro não russo, na segunda metade do século XX, Jean Foucambert. Para isso, a metodologia recomenda cotejar seus trabalhos para alinhavar traços comuns entre esses estudiosos quando deslocam a prioridade do leitor para o aspecto imaterial de suas experiências e reservam a função de instrumentos para as marcas gráficas.


Palavras-chave


Jakubinskij; massa aperceptiva; ato de ler

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. de Ivone de Castilho Benedetti. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Trad. de Marleine Cohen e Carlos Mendes Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FOUCAMBERT, J. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Trad. De Lúcia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

JAKUBINSKIJ, Lev. Sur la parole dialogale. In: Lev Jakubinskij, une linguistique de la parole (URSS, années 1920-1930). Textes édités et présentés para Irina Ivanova, traductions d’Irina Ivanova et Patrick Sériot. Limoges: Lambert Lucas, 2012.

LANGENSCHEIDT TASCHENWÖRTERBUCH. Der Portugiesich-Deutsch-Deutsch-Portugiesich. Berlin: Langenscheidt, 2011.

VIGOSTKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. De Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VOLOŠINOV, V. N. Marxisme et Philosophie du Langage: les problems fondamentaux de la méthode sociologique dans la science du langage. Trad. Patrick Sériot et Inna Tylkowski-Ageeva. Limoges: Lambert-Lucas, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p19-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972

Licença Creative Commons