Sobre a função dos aspectos imateriais no ato de ler: Jakubinskij, Vološinov, Bakhtin e Foucambert

Authors

  • Dagoberto Buim Arena Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p19-33

Keywords:

Jakubinskij, massa aperceptiva, ato de ler

Abstract

Jakubinskij introduz nos estudos de linguagem nos princípios do século XX na Rússia o conceito de massa aperceptiva, entendido como o conjunto de experiências e vivências formadoras do psiquismo que dão as condições para a apropriação das criações culturais humanas, entre as quais os atos culturais de ler, e que, por essa razão, permitem as trocas culturais. Esse conceito ecoa em obras de outros pesquisadores, com nomes similares. Por isso, este artigo tem o objetivo de mapear conceitos próximos, encontrados em herdeiros diretos de Jakubinskij –Vološinov, Bakhtin e Vigotski – e em um outro não russo, na segunda metade do século XX, Jean Foucambert. Para isso, a metodologia recomenda cotejar seus trabalhos para alinhavar traços comuns entre esses estudiosos quando deslocam a prioridade do leitor para o aspecto imaterial de suas experiências e reservam a função de instrumentos para as marcas gráficas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

Dagoberto Buim Arena é graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista. É professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Marília. Tem experiências na área de Educação, com pesquisa nos seguintes temas: alfabetização e filosofia da linguagem em Volochinov e Bakhtin.

References

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. de Ivone de Castilho Benedetti. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Trad. de Marleine Cohen e Carlos Mendes Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FOUCAMBERT, J. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Trad. De Lúcia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

JAKUBINSKIJ, Lev. Sur la parole dialogale. In: Lev Jakubinskij, une linguistique de la parole (URSS, années 1920-1930). Textes édités et présentés para Irina Ivanova, traductions d’Irina Ivanova et Patrick Sériot. Limoges: Lambert Lucas, 2012.

LANGENSCHEIDT TASCHENWÖRTERBUCH. Der Portugiesich-Deutsch-Deutsch-Portugiesich. Berlin: Langenscheidt, 2011.

VIGOSTKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. De Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VOLOŠINOV, V. N. Marxisme et Philosophie du Langage: les problems fondamentaux de la méthode sociologique dans la science du langage. Trad. Patrick Sériot et Inna Tylkowski-Ageeva. Limoges: Lambert-Lucas, 2010.

Published

2020-06-10

Issue

Section

Dossiê – Artigos