A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARENA, D. B. Relações entre ler e fazer locução no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais... Campinas, SP, 2007. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16. Acesso em: 21 maio 2010.
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. In: Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010, p. 237-246.
ARENA, D. B. Dilemas didáticos no ensino do ato de ler. In: I CONGRESO LATINO AMERICANO DE COMPRESION LECTORA, 1., 2008. Anais v. 1... Huancayo, Peru: Universidad del Centro de Peru, 2008. p. 129-136.
ARENA, D. B. Considerações em torno do objeto a ser ensinado: língua, linguagem escrita e atos culturais de ler e de escrever. In: MORAES, Denise Rosana da Silva; GUIZZO, Antonio Rediver (Org.). Coletânea de artigos: humidades nas fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas. Foz do Iguaçu: UNILA/UNIOESTE, 2017. p. 13-28.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2014a.
BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014b.
BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.
BAJARD, Élie; ARENA, Dagoberto Buim. Metodologias de ensino – por uma aprendizagem do ato de ler e do ato de escrever em um sistema tipográfico. In: DAVID, Célia Maria. Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 251-276.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças leitoras. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994.
JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
SOBRAL, Adail. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 37-45, jan./mar. 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SMOLKA, Ana Luisa Bustamante. Da alfabetização como processo discursivo: os espaços de elaboração nas relações de ensino. In: GOULART, Cecília M. A.; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; FERREIRA, Norma Sandra de A. (Org.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017
THIOLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Trad. João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p79-95
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Leitura: Teoria & Prática - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972