A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas

Autores/as

  • Edith Maria Batista Ferreira Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Joelma Reis Correia Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p79-95

Palabras clave:

Linguagem escrita, gênero do discurso, ensino do ato de ler

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a necessidade do ensino do ato de ler ser desenvolvido no espaço da sala de aula com base nos gêneros do discurso, tendo como parâmetro os seus aspectos vitais. Aborda os gêneros do discurso como lócus de manifestação da linguagem, por se originar nas esferas ou campos da atividade humana. Analisa situações vivenciadas em sala de aula que afastam ou aproximam da leitura a criança dos anos iniciais. Conclui que durante a aprendizagem da leitura as crianças precisam ser ensinadas pela porta dos gêneros do discurso para que possam compreender o sentido do ato cultural para responder às suas necessidades na vida.

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Biografía del autor/a

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Edith Maria Batista Ferreira é graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Maranhão), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Maranhão). É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com pesquisa nos seguintes temas: alfabetização; leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil; formação de professores; educação infantil. É vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da escrita como Processos Dialógicos” e coordena o Projeto de Extensão “Entrelinhas: alfabetização dialógica”.

Joelma Reis Correia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Joelma Reis Correia é graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Maranhão), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”). É professor/pesquisador(a) da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com pesquisa nos seguintes temas: alfabetização, leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da escrita como Processos Dialógicos” e coordena o Projeto de Extensão “Entrelinhas: alfabetização dialógica”.

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Publicado

2020-06-10

Número

Sección

Dossiê – Artigos