Práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental e suas relações com a aquisição da leitura e escrita

Autores

  • Catia Silvana da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Jardim, MS, Brasil
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p131-144

Palavras-chave:

Educação física no ensino fundamental, práticas de leitura e escrita, políticas públicas de formação docente

Resumo

Com base nas práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental resultantes de uma pesquisa de mestrado, este artigo apresenta contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita. A dissertação foi desenvolvida mediante um estudo de caso como uma das possibilidades de pesquisa qualitativa. Por se tratar de um recorte, a discussão se fundamentou na natureza das práticas, com foco na organização, fundamentação e avaliação. A investigação elucidou possibilidades de articulação entre as diferentes linguagens subsidiadas pela linguagem corporal, sobretudo a relação entre as estratégias utilizadas pela professora e o fomento à cultura da leitura e escrita. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física, para o processo de aquisição da leitura e escrita com base nos pressupostos da inserção dessa disciplina na área de linguagens e, também, para as políticas públicas de formação docente na área educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Silvana da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Jardim, MS, Brasil

Catia Silvana da Costa é graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Estadual do Norte do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de São Carlos) e Doutorado em Educação (Universidade Federal de São Carlos). É professora/pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar, com pesquisa nos seguintes temas: formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Maria Iolanda Monteiro é graduada em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), tem Mestrado em Educação Escolar (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Doutorado em Educação (Universidade de São Paulo). É professora/pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de formação docente na modalidade presencial e a distância, com pesquisa nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994. 336p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar. 2 Versão Revista. Brasília: MEC, CONSED, abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (ensino de 1ª. a 4ª. séries). Brasília, v. 7, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012.

CORDEIRO, S. G.; CORDEIRO, R. V. Educação Física no contexto da alfabetização: pensando relações e possíveis contribuições. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONBRACE) E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONICE) - Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e ciências do esporte, 2015, Vitória. Anais do XIX CONBRACE. Vitória: 2015. p. 1-15.

COSTA, C. S. Práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física “de início de carreira”: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

COSTA, C. S.; MONTEIRO, M. I. Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT): relações e contribuições possíveis. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E XXI REUNIÃO CIENTÍFICA: “Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática”, 2016, Bauru. Anais do X CONEF. Bauru: UNESP, 2016.

FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. M. R. O início da carreira docente na Educação Física. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Complexidade da docência e formação continuada de professores. 1 Ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 17-43.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione didático, 2010. 176p.

GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 Ed. Campinas: Autores Associados; Araraquara: PPG em Educação Escolar da FCL da UNESP, 2005. p. 5-23.

LADEIRA, M. F. T. Linguagem e suas possibilidades na Educação Física escolar. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

LADEIRA, M. F. T.; DARIDO, S. C. Educação Física e Linguagem: algumas considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 1, p. 31-39, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n1/Ladeira.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

MELO, L. F. Do letramento ao corpo em movimento: um estudo sobre a Educação Física inserida numa proposta de educação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Orientações para a organização do ciclo inicial de alfabetização. Caderno 2. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2004.

MONTEIRO, M. I. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 117p.

PETRY, R. M. Educação Física e alfabetização. 3 Ed. Porto Alegre: Kuarup, 1988. 67p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: SE, 2011.

SOARES, C. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996. Disponível em: https://fefd.ufg.br/up/73/o/Texto_65_-_Educa__________o_F_____sica_Escolar_-_Conhecimento_e_Especificidade_-_Carmem_L______cia_Soares.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 325p.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Artigos