Práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental e suas relações com a aquisição da leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p131-144Palavras-chave:
Educação física no ensino fundamental, práticas de leitura e escrita, políticas públicas de formação docenteResumo
Com base nas práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental resultantes de uma pesquisa de mestrado, este artigo apresenta contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita. A dissertação foi desenvolvida mediante um estudo de caso como uma das possibilidades de pesquisa qualitativa. Por se tratar de um recorte, a discussão se fundamentou na natureza das práticas, com foco na organização, fundamentação e avaliação. A investigação elucidou possibilidades de articulação entre as diferentes linguagens subsidiadas pela linguagem corporal, sobretudo a relação entre as estratégias utilizadas pela professora e o fomento à cultura da leitura e escrita. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física, para o processo de aquisição da leitura e escrita com base nos pressupostos da inserção dessa disciplina na área de linguagens e, também, para as políticas públicas de formação docente na área educacional.
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