Práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental e suas relações com a aquisição da leitura e escrita

Autori

  • Catia Silvana da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Jardim, MS, Brasil
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p131-144

Parole chiave:

Educação física no ensino fundamental, práticas de leitura e escrita, políticas públicas de formação docente

Abstract

Com base nas práticas de uma professora de Educação Física do Ensino Fundamental resultantes de uma pesquisa de mestrado, este artigo apresenta contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita. A dissertação foi desenvolvida mediante um estudo de caso como uma das possibilidades de pesquisa qualitativa. Por se tratar de um recorte, a discussão se fundamentou na natureza das práticas, com foco na organização, fundamentação e avaliação. A investigação elucidou possibilidades de articulação entre as diferentes linguagens subsidiadas pela linguagem corporal, sobretudo a relação entre as estratégias utilizadas pela professora e o fomento à cultura da leitura e escrita. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física, para o processo de aquisição da leitura e escrita com base nos pressupostos da inserção dessa disciplina na área de linguagens e, também, para as políticas públicas de formação docente na área educacional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Catia Silvana da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Jardim, MS, Brasil

Catia Silvana da Costa é graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Estadual do Norte do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de São Carlos) e Doutorado em Educação (Universidade Federal de São Carlos). É professora/pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar, com pesquisa nos seguintes temas: formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Maria Iolanda Monteiro é graduada em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), tem Mestrado em Educação Escolar (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Doutorado em Educação (Universidade de São Paulo). É professora/pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de formação docente na modalidade presencial e a distância, com pesquisa nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Riferimenti bibliografici

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994. 336p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar. 2 Versão Revista. Brasília: MEC, CONSED, abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (ensino de 1ª. a 4ª. séries). Brasília, v. 7, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012.

CORDEIRO, S. G.; CORDEIRO, R. V. Educação Física no contexto da alfabetização: pensando relações e possíveis contribuições. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONBRACE) E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONICE) - Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e ciências do esporte, 2015, Vitória. Anais do XIX CONBRACE. Vitória: 2015. p. 1-15.

COSTA, C. S. Práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física “de início de carreira”: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

COSTA, C. S.; MONTEIRO, M. I. Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT): relações e contribuições possíveis. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E XXI REUNIÃO CIENTÍFICA: “Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática”, 2016, Bauru. Anais do X CONEF. Bauru: UNESP, 2016.

FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. M. R. O início da carreira docente na Educação Física. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Complexidade da docência e formação continuada de professores. 1 Ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 17-43.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione didático, 2010. 176p.

GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 Ed. Campinas: Autores Associados; Araraquara: PPG em Educação Escolar da FCL da UNESP, 2005. p. 5-23.

LADEIRA, M. F. T. Linguagem e suas possibilidades na Educação Física escolar. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

LADEIRA, M. F. T.; DARIDO, S. C. Educação Física e Linguagem: algumas considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 1, p. 31-39, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n1/Ladeira.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

MELO, L. F. Do letramento ao corpo em movimento: um estudo sobre a Educação Física inserida numa proposta de educação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Orientações para a organização do ciclo inicial de alfabetização. Caderno 2. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2004.

MONTEIRO, M. I. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 117p.

PETRY, R. M. Educação Física e alfabetização. 3 Ed. Porto Alegre: Kuarup, 1988. 67p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: SE, 2011.

SOARES, C. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996. Disponível em: https://fefd.ufg.br/up/73/o/Texto_65_-_Educa__________o_F_____sica_Escolar_-_Conhecimento_e_Especificidade_-_Carmem_L______cia_Soares.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 325p.

Pubblicato

2020-06-10

Fascicolo

Sezione

Artigos