Leitura e produção escrita de contos maravilhosos por uma perspectiva crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p29-43

Palavras-chave:

PIBID de língua portuguesa, sequências didáticas de leitura e escrita, gênero discursivo conto maravilhoso

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência realizada em uma escola de ensino básico envolvendo alunos dessa escola e alunos de graduação em Letras que participavam do PIBID. Relatam-se procedimentos de elaboração e desenvolvimento de um projeto de leitura e escrita do gênero discursivo “contos maravilhosos”, orientado por mim, que, na ocasião, lecionava nas duas instituições envolvidas: a de ensino básico e superior. Apresentam-se sequências didáticas do projeto, até as etapas finais de confecção de um livro de contos maravilhosos modernos. O objetivo em relação aos alunos do ensino superior era o desenvolvimento de habilidades relacionadas à formação docente; e para os alunos do ensino básico era o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção escrita. O relato ancora-se em conceitos de língua, linguagem e gênero discursivo segundo a perspectiva bakhtiniana (2006, 2003); a concepção de ensino é baseada em Paulo Freire (2018); o planejamento de sequências didáticas em Tápias-Oliveira (2015) e em Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004). Resultados apontam para os benefícios da interação entre alunos de diferentes níveis de formação por meio de projetos didáticos, além de contribuições de programas institucionais como o PIBID para a formação docente.

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Biografia do Autor

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, Instituto Federal de São Paulo

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, especialista em Leitura e Produção de Textos; Mestra em Linguística Aplicada; Doutora em Letras; Professora efetiva de português do Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão.
E-mail: viviane_dines@yahoo.com.br; viviane.bartho@ifsp.edu.br.

Referências

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos