Leitura e produção escrita de contos maravilhosos por uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p29-43Palavras-chave:
PIBID de língua portuguesa, sequências didáticas de leitura e escrita, gênero discursivo conto maravilhosoResumo
Este trabalho é um relato de experiência realizada em uma escola de ensino básico envolvendo alunos dessa escola e alunos de graduação em Letras que participavam do PIBID. Relatam-se procedimentos de elaboração e desenvolvimento de um projeto de leitura e escrita do gênero discursivo “contos maravilhosos”, orientado por mim, que, na ocasião, lecionava nas duas instituições envolvidas: a de ensino básico e superior. Apresentam-se sequências didáticas do projeto, até as etapas finais de confecção de um livro de contos maravilhosos modernos. O objetivo em relação aos alunos do ensino superior era o desenvolvimento de habilidades relacionadas à formação docente; e para os alunos do ensino básico era o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção escrita. O relato ancora-se em conceitos de língua, linguagem e gênero discursivo segundo a perspectiva bakhtiniana (2006, 2003); a concepção de ensino é baseada em Paulo Freire (2018); o planejamento de sequências didáticas em Tápias-Oliveira (2015) e em Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004). Resultados apontam para os benefícios da interação entre alunos de diferentes níveis de formação por meio de projetos didáticos, além de contribuições de programas institucionais como o PIBID para a formação docente.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GOLDSTEIN, N. S. Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna. Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 95-109, 1º sem. 2009.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 2. ed. Criar Edições: Curitiba, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline M. (Org.). Reflexões sobre aulas de leitura, PCN de línguas e prática do professor. Taubaté, SP: Editora Universitária da Universidade de Taubaté; Editora e Livraria Cabral Universitária, 2015.