Leitura e produção escrita de contos maravilhosos por uma perspectiva crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p29-43

Keywords:

PIBID de língua portuguesa, sequências didáticas de leitura e escrita, gênero discursivo conto maravilhoso

Abstract

Este trabalho é um relato de experiência realizada em uma escola de ensino básico envolvendo alunos dessa escola e alunos de graduação em Letras que participavam do PIBID. Relatam-se procedimentos de elaboração e desenvolvimento de um projeto de leitura e escrita do gênero discursivo “contos maravilhosos”, orientado por mim, que, na ocasião, lecionava nas duas instituições envolvidas: a de ensino básico e superior. Apresentam-se sequências didáticas do projeto, até as etapas finais de confecção de um livro de contos maravilhosos modernos. O objetivo em relação aos alunos do ensino superior era o desenvolvimento de habilidades relacionadas à formação docente; e para os alunos do ensino básico era o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção escrita. O relato ancora-se em conceitos de língua, linguagem e gênero discursivo segundo a perspectiva bakhtiniana (2006, 2003); a concepção de ensino é baseada em Paulo Freire (2018); o planejamento de sequências didáticas em Tápias-Oliveira (2015) e em Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004). Resultados apontam para os benefícios da interação entre alunos de diferentes níveis de formação por meio de projetos didáticos, além de contribuições de programas institucionais como o PIBID para a formação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, Instituto Federal de São Paulo

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, especialista em Leitura e Produção de Textos; Mestra em Linguística Aplicada; Doutora em Letras; Professora efetiva de português do Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão.
E-mail: viviane_dines@yahoo.com.br; viviane.bartho@ifsp.edu.br.

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GOLDSTEIN, N. S. Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna. Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 95-109, 1º sem. 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 2. ed. Criar Edições: Curitiba, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline M. (Org.). Reflexões sobre aulas de leitura, PCN de línguas e prática do professor. Taubaté, SP: Editora Universitária da Universidade de Taubaté; Editora e Livraria Cabral Universitária, 2015.

Published

2020-12-22

Issue

Section

Artigos