A vez e a voz do leitor literário: aplicação do Método Recepcional no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p167-182

Palavras-chave:

Formação do leitor literário, Método Recepcional, Ensino Fundamental I.

Resumo

Este artigo relata a implantação do Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), no processo de formação do leitor literário. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 3º ano (7 a 9 anos) do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Curitiba (Brasil). Este método orienta processos pedagógicos dinâmicos que extinguem o comportamento passivo diante da experiência de leitura literária. A partir da apresentação das cinco etapas previstas no Método Recepcional são detalhadas as atividades desenvolvidas com contos de fadas e analisado o potencial do método para promover a consolidação da relação entre o texto literário e o leitor iniciante.

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Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Elisa Maria Dalla-Bona é graduada em Pedagogia (Universidade Tuiuti do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Paraná), e Doutorado em Educação (Universidade Federal do Paraná), é Pós-Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É professora da Universidade Federal do Paraná lotada no Setor de Educação, onde atua no curso de Pedagogia, no mestrado profissional em educação, no mestrado e doutorado acadêmico em educação. Tem experiência na área do letramento literário, com pesquisas nos seguintes temas: leitura e escrita literária nos anos iniciais da educação básica. E-mail: elisabona2@gmail.com

Daiana Lima Tarachuk, Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Daiana Lima Tarachuk é graduada em Pedagogia (Faculdade Doutor Leocádio José Correia) e Letras (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), tem Especialização em Docência no Ensino Superior (Faculdade Doutor Leocádio José Correia), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Paraná). É professora da Prefeitura Municipal de Curitiba, atuando na Secretaria Municipal da Educação. Tem experiência na área de formação de professores e contação de histórias, com pesquisa nos seguintes temas: letramento literário, literatura infantil, anos iniciais da escolarização. E-mail: dailima.t@gmail.com

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Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Escrita, leitura e escolas – Artigos