A vez e a voz do leitor literário: aplicação do Método Recepcional no Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p167-182Palavras-chave:
Formação do leitor literário, Método Recepcional, Ensino Fundamental I.Resumo
Este artigo relata a implantação do Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), no processo de formação do leitor literário. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 3º ano (7 a 9 anos) do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Curitiba (Brasil). Este método orienta processos pedagógicos dinâmicos que extinguem o comportamento passivo diante da experiência de leitura literária. A partir da apresentação das cinco etapas previstas no Método Recepcional são detalhadas as atividades desenvolvidas com contos de fadas e analisado o potencial do método para promover a consolidação da relação entre o texto literário e o leitor iniciante.
Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. de.; BORDINI, M. da G. Literatura. A formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
BANDEIRA, P. O fantástico mistério de Feiurinha. 23. ed. São Paulo: FTD, 1999.
COELHO, N. N. O conto de fadas: símbolos – mitos – arquétipos. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2012.
COLASANTI, M. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
Chapeuzinho Vermelho e outros contos de Grimm. São Paulo: Yoyo Books, 2012.
GIROTTO, C. G. G.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.
HEARNE, B. A Bela e a Fera ao redor do globo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.