Apontamentos sobre a noção de conhecimento na modernidade e o mundo vivido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p43-54

Palavras-chave:

conhecimento, saber, mundo vivido, relação com o saber

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões e apontamentos sobre a concepção de conhecimento, segundo a ciência moderna e o abandono da concepção de mundo vivido e de experiência de vida que essa concepção determinou. Pretende-se relacionar essas concepções de conhecimento e mundo vivido com a natureza do ensino tal como vem sendo praticado nas escolas, particularmente no Brasil, após a constituição de 1988. Pretende-se, ainda, avaliar, em que medida, a prevalência da concepção de conhecimento, segundo os padrões da modernidade, pode entrar em conflito com o mundo vivido, tal como é concebido pelos alunos.       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Riscal, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

José Reinaldo Riscal, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel em estatística pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e doutor em Educação também por esta Universidade

Referências

ARENDT, Hannah. 2015. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro-RJ: Forense Universitária, 2015.

ARISTÓTELES. Metafísica in Os Pensadores, S.P.:Abril Cultural, 1978

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

CHARLOT, Bernard. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot . Educação e Pesquisa, 36, S.P.: 2010. P. 133-143. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400012

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda et alii Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. R.J.: Nova fronteira, 1986.

FOUREZ, Gerard. A Construção das Ciências . S. P.: Editora Unesp, 1995.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manuel de Mello, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. R.J.: Objetiva, 2001.

HUERTA, Lorenzo García , verbete – Conocimiento, in, CEREZO, Sergio Sánches (dirección) Diccionario de las Ciencias de la Educación, Madrid: Editorial Santillana. 1995

PLATÃO. Teeteto. R.J.: Edições Loyola, 2020

RISCAL, Sandra Aparecida. Algumas considerações sobre a escola de hoje: a indisciplina como processo educativo docente in RISCAL, Sandra Aparecida; OLIVEIRA, Beatriz Alves; BALDAN, Merilin. A Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática. São Carlos: Pixel, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos