Como representar onomatopeias? – um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2o ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Janayna Paula Lima de Souza Santos
  • Eduardo Calil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v27n54p74-85

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, manuscrito escolar, criação, onomatopeia.

Resumo

Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.

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Estudos