Literatura em tempos de pandemia: leitura e afeto em encontros literários
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p77-92Palavras-chave:
Encontros literários, Pandemia, Afeto.Resumo
A covid-19 esvaziou as salas de aula, isolou professores e estudantes e impulsionou uma reestruturação do processo ensino-aprendizagem. Neste artigo, promovemos um olhar para o lugar do texto literário neste novo cenário. Mais especificamente, analisamos como o uso da tecnologia, outrora acusada de desfavorecer a leitura, tornou-se um aliado para o processo de mediação da literatura. Para exemplificar o debate, destacamos dois grupos de Encontros literários online denominados “Literatura entre amigas” e “Mulheres e literatura”. O primeiro constituído por professoras e mães de diferentes cidades brasileiras; o segundo, por docentes da Educação Básica da cidade de Dourados-MS. Ao final, defendemos que a literatura tem permitido vivências literárias e trocas afetivas, demarcando um importante espaço de atuação em tempo de pandemia.
Downloads
Referências
BORGES, Samantha Hassen; SILVA, Vera Lopes da. Sororidade em pauta: um olhar para a desigualdade escolar em tempos de pandemia. Carta capital (https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/um-olhar-para-a-desigualdade-escolar-em-tempos-de-pandemia/#_ednref10. Acesso em 19 de junho de 2021).
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Ciência. São Paulo, setembro de 1972, vol. 24 (9).
CHARTIER, Roger. Novas tecnologias e a história da cultura escrita. Obra, leitura, memória e apagamento. In.: Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.71, p.17-29, 2017. file:///C:/Users/Alexandra/Downloads/628-1446-2-PB%20(2).pdf. Acesso em 3 de agosto de 2021.
DESSBESELL, Daiane Luza; FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira. O potencial do hipertexto para o ensino- aprendizagem da leitura. Temporis (ação), vo. 12, n.01, p. 49-59, jan./dez. 2012.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Comunidades de leitores. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). 120 Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/comunidades-de-leitores. Acesso em: 16 junho de 2021.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. 40 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008
ISER, Wolfgang. O Jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Tradução de Luiz Costa Lima. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p.105-118.
JAUSS, Hans Robert. A Estética da Recepção: Colocações Gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Trad. de Luiz Costa Lima. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a, p. 67-84.
JOSÉ DE ALENCAR. Como e porque sou romancista. Campinas: Pontes, 1990.
PROVENZANOS, Maria Esther; WALDHELM, Mônica Vieira. Didática. Curso de especialização em Educação Tecnológica – Módulo IV. Rio de Janeiro: Cefet/RJ, 2009.
ROSA, Guimarães. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
STIERLE, Karlheinz. Que significa a recepção dos textos ficcionais? Trad. Luiz Costa Lima. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 119-165.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 2.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
YUNES, Eliana L. M. Pensar a leitura: complexidade. Edições Loyola, 2002.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2009.