Literatura em tempos de pandemia: leitura e afeto em encontros literários

Autori

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p77-92

Parole chiave:

Encontros literários, Pandemia, Afeto.

Abstract

A covid-19 esvaziou as salas de aula, isolou professores e estudantes e impulsionou uma reestruturação do processo ensino-aprendizagem. Neste artigo, promovemos um olhar para o lugar do texto literário neste novo cenário. Mais especificamente, analisamos como o uso da tecnologia, outrora acusada de desfavorecer a leitura, tornou-se um aliado para o processo de mediação da literatura. Para exemplificar o debate, destacamos dois grupos de Encontros literários online denominados “Literatura entre amigas” e “Mulheres e literatura”. O primeiro constituído por professoras e mães de diferentes cidades brasileiras; o segundo, por docentes da Educação Básica da cidade de Dourados-MS. Ao final, defendemos que a literatura tem permitido vivências literárias e trocas afetivas, demarcando um importante espaço de atuação em tempo de pandemia.

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Biografie autore

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS

licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Pós doutora pela Universidad de Jaen-España (2012-2013). É professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Participa dos grupos de pesquisas NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS, CENTRO DE ESTUDOS EM ENSINO,LEITURA, LITERATURA E ESCRITA-CEELLE, ambos da UFGD, e POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário. Atualmente, coordena o subprojeto de PIBID Leitura, Escrita e Reescrita de gêneros de textos: ações de Letramento entre alunos(as) dos ensinos Fundamental e Médio

Clarice Lottermann, Unioeste

graduada em Letras (Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon/Universidade Estadual do Oeste do Paraná), tem Mestrado em Letras - Estudos Literários (Universidade Federal do Paraná) e Doutorado em Estudos Literários (Universidade Federal do Paraná). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, letramento literário. clalottermann@hotmail.com

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Pubblicato

2023-03-01

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Artigos