Entre a materialidade e a literalidade na literatura infantil: descrições de um livro “indestrutível”
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p61-76Palavras-chave:
Livro. Materialidade do livro. Literatura infantil.Resumo
Este texto analisa os dispositivos editoriais e textuais da obra Baby Faces, de Kate Merritt, com o propósito de descrever os aspectos que estimulam a leitura a partir das ilustrações de rostos de crianças, expressando emoções diversas como texto visual, impressas em papel diferenciado e resistente de forma a tornar o livro um brinquedo, um objeto divertido e possível de interação. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, de análise documental que nos permitiu observar os meios e instrumentos empregados na composição da obra. Como base teórica, apoia-se nos estudos de Hunt, Souza e Girotto sobre leitura, literatura e infância, bem como nos estudos de Chartier, Darnton e Mckenzie sobre materialidade do livro. Conclui-se que o uso do texto visual permite às crianças uma maior familiaridade e interesse pela leitura, pois possibilita a compreensão leitora ao promover a proximidade entre a realidade da criança e seu imaginário estabelecendo relações de sentido.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2009. (Coleção Espírito Crítico). Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari.
CORRÊA, H. T. Qualidade estética em obras para crianças. In: PAIVA, A.; SOARES, M. Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. P. 91-109.
CADEMARTORI, L. Para não aborrecer Alice: a ilustração no livro infantil. In: PAIVA, A.; SOARES, M. Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. P. 89-90.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre
os séculos XIV e XVIII. Trad. M. Del Priore. Brasília: Ed. UnB, 1994.
______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São
Paulo: UNESP, 1999.
______. História Cultural: entre práticas e representações. Trad. M. M. Galhardo.
Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
DARNTON, R. O que é a história dos livros? In: DARNTON, R. O beijo de Lamourette. Mídia, Cultura e Revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FFIELD, M. Aprendizagem ativa na educação infantil. In: VICKERY, A. Aprendizagem ativa: nos anos iniciais do ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 21-42.
GOFF, J. L.; NORA, P. (Org.). História: Novos objetos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.
GOULART, I. do C. V. As lições de Meninice: um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz
Gonzaga Fleury. 2013. 264f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Estadual e Campinas, Campinas, 2013.
GOULART, I. do C. V. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, v. 34, n. 67, p.69-82, 2016. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/512/333>. Acesso em: 04 ago. 2021.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LAURENTIZ, S. Imagem e (I)materialidade. In: XIII Encontro annual da COMPÓS 13., 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: Eca, 2004. p. 1 - 10. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/cap/slaurentz/text/Imagem_Imaterialidade.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2021.
LINDEN, S. V. D. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.
MERRITT, K. Baby Faces. New York: Workman Publishing, 2012.
MCKENZIE, D. The book as a expressive form. In: MCKENZIE, D. Bibliography and the Sociology of Texts. Cambridge University Press, 1999.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: Palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. Tradução de: Cid Knipel.
POWERS, A. Children's Book Covers: Great book jacket and cover design. Great Britain: Mitchell Beazley, 2003.
RAMOS, G. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
RIBEIRO, A. E. M.; LIMA, E. A. de; SILVA, G. F. Os objetos e os livros: a criança de 1 a 3 anos. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Literatura e Educação Infantil: Livros Imagens e Práticas de Leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2016. Vol. 1. p.85-102.
ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SILVA, Ana Laura Ribeiro da; CHEVBOTAR, Aleteia Eleutério Alves. Os bebês e os livros: a comunicação afetiva. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Literatura e Educação Infantil: Livros Imagens e Práticas de Leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2016.
Vol. 1. p.57-84.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dez. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008>. Acesso em: 10/08/2021.
VENEZA, M. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 184-187.