Entre a materialidade e a literalidade na literatura infantil: descrições de um livro “indestrutível”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p61-76

Keywords:

Livro. Materialidade do livro. Literatura infantil.

Abstract

Este texto analisa os dispositivos editoriais e textuais da obra Baby Faces, de Kate Merritt, com o propósito de descrever os aspectos que estimulam a leitura a partir das ilustrações de rostos de crianças, expressando emoções diversas como texto visual, impressas em papel diferenciado e resistente de forma a tornar o livro um brinquedo, um objeto divertido e possível de interação. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, de análise documental que nos permitiu observar os meios e instrumentos empregados na composição da obra. Como base teórica, apoia-se nos estudos de Hunt, Souza e Girotto sobre leitura, literatura e infância, bem como nos estudos de Chartier, Darnton e Mckenzie sobre materialidade do livro. Conclui-se que o uso do texto visual permite às crianças uma maior familiaridade e interesse pela leitura, pois possibilita a compreensão leitora ao promover a proximidade entre a realidade da criança e seu imaginário estabelecendo relações de sentido.

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Author Biographies

Ludmila Magalhães Naves, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Arte Educação, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Pedagoga e Bacharel em Administração. Professora colaboradora e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE/UFLA. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil GEPLI-GPELL/UFMG. Email: ludnaves@gmail.com 

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil

É graduada em Letras pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Estágio Pós-Doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona. Atua como professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras e como coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita. E-mail: ilsa.vieira@uol.com.br

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Published

2023-03-01

Issue

Section

Artigos