Entre a voz e o texto: subjetividades nas leituras para cegos
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n52p62-68Keywords:
Leitura, leitores, deficiência visual.Abstract
Este trabalho apresenta recortes de um estudo realizado sobre as dimensões subjetivas que podem ocorrer nas relações entre ledores (denominação dada às pessoas que leem em voz alta para o outro que
não enxerga) e leitores cegos, no âmbito da leitura. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizando relatos orais, o estudo buscou compreender a ressignificação da leitura, das palavras ditas pelo ledor e
ouvidas/sentidas pelo leitor cego. Como se constituem as interações mediadas por essa maneira de leitura? Como se processa o entendimento da palavra e do texto sob sonoridade? O estudo indica que a leitura mediada por um ledor comporta um paradoxo: se, por um lado, a leitura em voz alta para cegos é uma circunstância quase compulsória determinada pela carência de livros em braile, é também um recurso que pode proporcionar o fortalecimento de relações solidárias e identificações pelas histórias de vida, memória e cumplicidade.
Downloads
References
ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm>. Acesso em: 20 jan. 2007.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no
mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer.
Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1.
CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação
Liberdade, 1996.
HEBRARD, Jean. O autodidatismo exemplar. Como Jamerey-Duval
aprendeu a ler. In: CHARTIER, Roger (Coord.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia
das Letras, 1997.
______. Con Borges. Madrid: Alianza Editorial, 2004.