Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino

Authors

  • Raquel Cardonha Piacenti Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Maria do Carmo Martins Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p43-58

Keywords:

História da educação, cultura visual, história em quadrinhos

Abstract

Ainda que, na atualidade, a história em quadrinho seja reconhecida tanto pelo seu alcance quanto por ser veiculadora de ideologias e conflitos, as HQs são uma fonte ainda pouco explorada pelos pesquisadores de um modo geral. Somente nos anos 1970 surgiram trabalhos que questionaram a ausência dos quadrinhos nos discursos acadêmicos e sua classificação como gênero menor. Este artigo entende os quadrinhos como uma importante forma de manifestação cultural e de representação de uma determinada época e contexto. Nesse cenário, analisa o impacto visual e constrói relações entre Mafalda – ícone das historietas – e o cenário educacional argentino da época em que a personagem foi produzida. Além das representações do ambiente escolar, o diálogo com essa fonte documental se faz articulando estudos históricos e estudos sobre a cultura visual, reconhecendo as especificidades da fonte em suas características estéticas e como produção cultural e artística, para propor leituras e interpretações.

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Author Biographies

Raquel Cardonha Piacenti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Raquel Cardonha Piacenti é graduada em História (Universidade Estadual de Campinas) e realiza Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). Participa do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação, na linha de Pesquisa Educação e História Cultural desta mesma instituição. Professora da História na Educação Básica (rede privada de Campinas), pesquisa a história da educação escolar, tomando-a em suas manifestações culturais como em quadrinhos e cartoons. Interessa-se ainda pela história da educação latino-americana. Bolsista CNPq.

Maria do Carmo Martins, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Maria do Carmo Martins é graduada em História (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas), Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Pós-doutorado em Educação (University of Brighton- UK). É professora da Universidade Estadual de Campinas, junto ao Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação. Tem experiência na área de História da Educação, com ênfase em história do currículo, saberes e disciplinas escolares; história da escola e cultura material escolar.

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Published

2018-04-22

Issue

Section

Artigos