Entre voos e pousos, uma cartografia de/em “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”

Authors

  • Sabrina da Silva Gava Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Barbacena, MG
  • Giovana Scareli Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG https://orcid.org/0000-0002-8976-5901

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n81p47-61

Keywords:

O Ladrão de Raios, Cartografia, Educação visual.

Abstract

Num movimento-reflexão, este texto relata a metodologia de pesquisa empregada em uma dissertação de mestrado que estudou a obra “O Ladrão de Raios” a partir de três diferentes produções culturais: o livro, o filme e a graphic novel. Mais que apresentar os resultados de uma pesquisa que, de modo geral, busca observar como os mitos gregos são apropriados pela indústria cultural, este texto trata de apresentar os percursos e intensidades de uma cartografia movimentada por diferentes discursos e imagens – uma linha dentre tantas outras que deseja mostrar a experiência de duas pesquisadoras-cartógrafas na passagem de um pensamento arborescente para um pensamento rizomático utilizando-se de voos, pousos e janelas atencionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sabrina da Silva Gava, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Barbacena, MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017) e licenciada em Filosofia pela mesma instituição (2014). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Filosofia) entre os anos de 2010 e 2011, bolsista de monitoria da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado entre os anos de 2013 e 2014 e bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2014 e 2015. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI/UFSJ) e desenvolve, desde então, pesquisas na área de educação visual com ênfase nos seguintes temas: mitologia grega, indústria cultural e narrativas transmídias. Tem formação complementar ligada as áreas de Tutoria em Educação à Distância (2013-2014) e de Assistência Administrativa (2017-2018). Atualmente, é graduanda em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, São João del-Rei, MG, Brasil.

Doutora em Educação na Área de Concentração: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2009). Mestre em Educação pela Unicamp (2003) e Graduada em Pedagogia também pela Unicamp (1999). Realizou pós-doutorado na área de Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com missões de estudo no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires e no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, imagem, literatura, cinema, desenho infantil, filosofia e arte-educação. É Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei - DECED/UFSJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da UFSJ e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem - GEFI/UFSJ, certificado pelo CNPq.

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: Rev. Outra Travessia. Trad. Nilceia Valdati. Ilha de Santa Catarina, 2° semestre de 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576>. Acesso em: 24 de maio de 2017.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. In: Revista Digital do LAV - Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 66-77 - mai./ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15111>. Acesso em: 30 de março de 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. (Vol. 1, versão em PDF)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Sueli. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. In: Fractal, Rev. Psicol., v. 25 – n. 2, p. 263-280, Maio/Ago, 2013.

MANSANO, Sonia R. V. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. In: Revista de Psicologia da UNESP, 8 (2). 2009. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/946>. Acesso em: 30 de março de 2020.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VERSUTI, Andrea; SCARELI, Giovana. Direito a Educação ou Educações? 38ª Reunião Nacional da ANPEd. 2017. São Luís/MA. P. 1-16. Anais. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT12_146.pdf>. Acesso em: 30 de março de 2020.

Published

2021-07-05

Issue

Section

Artigos