Estágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formação

Autores/as

  • Sonia Kramer
  • Marina Castro e Souza
  • Andrea Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n64p65-80

Palabras clave:

Estágio de docência, ensino de língua portuguesa, literatura e formação.

Resumen

Este texto analisa uma experiência desenvolvida no Estágio de Docência na disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa em um Curso de Graduação em Pedagogia em uma universidade brasileira. O texto traz a visão da professora, da doutoranda que fazia o estágio de docência, e da aluna de graduação em Pedagogia, a partir de práticas e interações observadas. As análises se apoiam em uma concepção dialógica da linguagem, em particular na linguística discursiva de Mikhail Bakhtin e na filosofia de Paulo Freire, principais referências teóricas da disciplina em questão. O primeiro item apresenta os objetivos e estratégias, de acordo com o programa e o ponto de vista da professora. O segundo traz os principais conceitos trabalhados na disciplina. Os itens seguintes contêm, respectivamente, o relato da estagiária e da aluna. A partir do programa, das práticas e análises emerge o caminho da literatura como alternativa de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-10-18

Número

Sección

Artigos