Tirinhas em situações de ensino e o alcance do leitor

Autores/as

  • Edilaine Buin UFGD
  • Bianca Estefani Meneguini UFGD

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n66p75-92

Palabras clave:

Leitura, tiras, ensino de língua portuguesa.

Resumen

Este artigo é resultado da análise das propostas referentes à leitura de tirinhas em um 6º ano de uma escola pública em Amambai-MS. Observando 73 tirinhas trabalhadas ao longo do ano, verifi ca-se quantitativamente que: (i) a maioria das atividades trata as tirinhas como gêneros discursivos, focalizando aspectos relevantes de leitura; (ii) a minoria é utilizada como pretexto para o ensino de gramática. Embora isso represente um quadro positivo, ainda se negligencia a questão da leitura em várias atividades. Na condução do uso do material didático, observa-se que se dedica maior tempo às atividades mais próximas da tradição gramatical, embora representem a minoria. Esse tipo de encaminhamento parece funcionar como clichê, lugar de esvaziamento dos sentidos. Fazer do aluno um leitor é estar diante da possibilidade de se perder, ao fugir do que é corriqueiro – risco do qual muitos se distanciam, apesar de duas décadas de orientações inovadoras nos documentos oficiais.

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Publicado

2016-06-01

Número

Sección

Artigos