Memória e invenção: sonhar o futuro ou Memória e futuro: inventar o sonho

Autores/as

  • Sílvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p161-169

Palabras clave:

Currículo, história-memória, formação de professores

Resumen

Este ensaio discute práticas discursivas e não discursivas que têm funcionado como vontades de verdade na instauração de identidades docentes e, também, das chamadas especificidades curriculares. Com este propósito, lança mão das teorizações de Michel Foucault relativas aos conceitos de história e memória para problematizar algumas tradições curriculares que têm atravessado a formação de professores de ciências.

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Biografía del autor/a

Sílvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Sílvia Nogueira Chaves é Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Pará), Mestre e Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará, onde desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e nos Estudos Culturais da Ciência, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de professores, Processos de Subjetivação e Narrativas Autobiográficas, com base nas quais tem publicado artigos, livros e capítulos de livros.

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Publicado

2017-10-22

Número

Sección

Ensaios