A formação de leitores em Salas de Leitura: diretrizes oficiais, saberes docentes e contextos sociais

Autores/as

  • Émerson de Pietri Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-5060-9891
  • Luciene de Cassia de Santana Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p13-27

Palabras clave:

Formação de leitores, saberes docentes, contexto escolar

Resumen

Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa orientada pelo objetivo de conhecer as representações de leitura e de leitor constituídas em contextos escolares específicos para a formação de leitores. Observaram-se as relações estabelecidas entre os saberes docentes, as diretrizes oficiais de funcionamento dos espaços institucionais para a formação leitora e as características sociais e econômicas condicionantes dos contextos escolares considerados. O corpus de análise foi composto por planos de trabalho elaborados por professoras de Salas de Leitura de escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A análise dos dados evidenciou que as representações de leitura e de leitor observadas nos planos de trabalho analisados se constituem heterogeneamente em função dos diferentes modos como respondem aos objetivos de formação estabelecidos pelas diretrizes oficiais, mas, principalmente, dos modos como respondem aos saberes docentes, às necessidades dos sujeitos da aprendizagem e ao contexto social e econômico em que as atividades didáticas serão desenvolvidas.

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Biografía del autor/a

Émerson de Pietri, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Emerson de Pietri é graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas). É professor/pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa, com pesquisa nos seguintes temas: formação de professores; história do ensino de língua portuguesa; ensino de leitura e de escrita.
E-mail: pietri@usp.br.

Luciene de Cassia de Santana, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC, São Paulo, SP, Brasil

Luciene de Cassia de Santana é graduada em Letras (Universidade de São Paulo). Tem Especialização em Alfabetização e Letramento (Centro Universitário Assunção - UNIFAI) e Mestrado em Linguagem, Educação e Psicologia (Universidade de São Paulo). Trabalha atualmente na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo – SEDUC-SP. Tem experiência na área de formação de professores, com pesquisa nos seguintes temas: implementação e monitoramento de projetos na rede pública estadual; políticas públicas e diretrizes curriculares.
E-mail: santanaluciene@hotmail.com.

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Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos