A formação de leitores em Salas de Leitura: diretrizes oficiais, saberes docentes e contextos sociais
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p13-27Palabras clave:
Formação de leitores, saberes docentes, contexto escolarResumen
Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa orientada pelo objetivo de conhecer as representações de leitura e de leitor constituídas em contextos escolares específicos para a formação de leitores. Observaram-se as relações estabelecidas entre os saberes docentes, as diretrizes oficiais de funcionamento dos espaços institucionais para a formação leitora e as características sociais e econômicas condicionantes dos contextos escolares considerados. O corpus de análise foi composto por planos de trabalho elaborados por professoras de Salas de Leitura de escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A análise dos dados evidenciou que as representações de leitura e de leitor observadas nos planos de trabalho analisados se constituem heterogeneamente em função dos diferentes modos como respondem aos objetivos de formação estabelecidos pelas diretrizes oficiais, mas, principalmente, dos modos como respondem aos saberes docentes, às necessidades dos sujeitos da aprendizagem e ao contexto social e econômico em que as atividades didáticas serão desenvolvidas.
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