O ato de ler e a leitura menocchiana

Auteurs-es

  • Rodrigo Bastos Cunha

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n53p77-83

Mots-clés :

Leitura, escrita, dialogismo, circularidade, paradigma indiciário.

Résumé

Este artigo é a síntese de um estudo norteado pela busca de indícios de leituras em produções de texto de estudantes de um pré-vestibular, nas quais as construções de sentido são reveladoras de suas visões de mundo. As produções estudadas foram feitas a partir de propostas de redação de vestibulares, com a leitura das coletâneas originais de textos curtos que acompanham essas propostas e com a leitura de reportagens que as substituem. Esse trabalho teve como ideias centrais as noções de Bakhtin, que permitem sinalizar o diálogo que os textos produzidos pelos estudantes estabelecem com suas leituras precedentes e a circularidade de sentidos em discursos que dialogam com essas leituras e com aqueles textos. A análise permite concluir que, no percurso entre a leitura e a escrita, uma teia de sentidos é construída a partir da mobilização de leituras precedentes, desencadeada por uma atitude de resposta às propostas de redação.

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Publié-e

2018-01-01

Numéro

Rubrique

Estudos