Os Congressos de Leitura [COLEs] e a crise de leitura, então e agora
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p27-38Mots-clés :
Livro, literatura, leitor, leituraRésumé
Nos anos 1980, por ocasião dos primeiros Congressos de Leitura (COLEs) e da fundação da Associação de Leitura do Brasil, o debate relativo à(s) crise(s) de leitura apoiava-se em concepções de livro, literatura e leitor articuladas entre si e que privilegiavam obras impressas e canônicas. Aquelas concepções, no contexto das mudanças ocorridas nas últimas décadas, talvez não mais se sustentem, indicando que o conceito de leitura, ele mesmo, encontra-se em crise, o que implica a necessidade de propor políticas de formação do leitor que levem em conta a situação diferenciada experimentada no novo milênio.Téléchargements
Références
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 3., 1981, Campinas. Resumos. Campinas, SP: ALB, 1981.
BENJAMIN, W. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: ______. So-bre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Antropos, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. 2. ed. revista. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: tercei-ro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educa-ção Fundamental, 1998.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de intervenção. Se-leção, apresentações e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
DARNTON, R. A questão dos livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ECO, U. A memória vegetal. Rio de Janeiro: Record, 2011.
ECO, U.; CARRIÈRE, J-C. – Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.
GRAFF, H. F. (Ed.). Literacy and Social Development in the West: a Reader. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
HOGGART, R. The Uses of Literacy. London: Pelican, 1977.
ISER, W. The Implied Reader. Patterns of Communication in Prose Fiction from Bunyan to Beckett. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1974.
______. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996-99. 2v.
KOZOL, J. A new look at the literacy campaign in Cuba. Harvard Educational Review. Boston, Mass.; Harvard College, v. 48. n. 3, agosto de 1978.
LEAVIS, Q. D. The Fiction and the Reading Public. London: Pelican, 1979.
NUNBERG, G. (Org.). El futuro del libro. Barcelona e Buenos Aires: Paidós, 1998.
OXENHAM, J. Literacy. Writing, reading and the social organization. Boston & Henley: Routledge & Kegan Paul, 1980.
SCHNAPP, J. T.; BATTLES, M. The library beyond the book. Cambridge; London: Har-vard University Press, 2014.
ZILBERMAN, R. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.
______. Estética da recepção e história da literatura. 3. ed. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015.