Natação como metáfora da leitura

Auteurs-es

  • Olga Donata Guerizoli Kempinska Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p29-42

Mots-clés :

Estética da recepção, distância estética, leitura, metáfora, corpo

Résumé

O artigo debruça-se sobre a imagem da natação enquanto uma metáfora da leitura. Partindo das representações da navegação marítima caras à hermenêutica, tais como, por exemplo, o naufrágio com espectador, e nas quais a distância estética se vê afirmada, o texto propõe contemplar alguns dos efeitos emocionais da fruição, tais como o humor, em meios aos quais a distância não mais pode ser mantida.

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Biographie de l'auteur-e

Olga Donata Guerizoli Kempinska, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Olga Kempinska possui graduação e mestrado em Filologia Românica (Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia, Polônia) e doutorado em História Social da Cultura (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Atualmente é professora de Teoria da Literatura no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Além de vários artigos e traduções, publicou, em 2011, o livro Mallarmé e Cézanne: obras em crise (NAU) e, em 2017, Klov (7Letras). Tem experiência nas áreas de Teoria da Literatura, Teoria da Arte e Teoria da Tradução, com ênfase na relação entre mímesis e emoções. Dirige o grupo de pesquisa CNPq Estéticas do deslocamento.

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Publié-e

2018-04-22

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Artigos