Cinema e intensidades: close-up e esgotamento

Auteurs-es

  • Érica Speglich Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p59-72

Mots-clés :

Cinema, close-up, esgotamento, imagens

Résumé

A partir da produção audiovisual Jamais seque lágrimas sem luvas, buscamos analisar a construção das imagens em si, aceitando o convite de pensá-las em sua capacidade não de representar o movimento da realidade ou a realidade do movimento, mas talvez de conjugar, ou até conjurar, um outro plano de movimento e sentido, em especial, as formas de movimentação da câmera de aproximação ou close-ups e suas potências de construção de um sentido de esgotamento. As questões que nos movimentam são: por que essas imagens e palavras estão aqui? Que intensidades e encontros nos provocam? E, nos encontros com as provocações de Gilles Deleuze: o que a leitura dessas imagem ensinam?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Érica Speglich, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Érica Speglich é graduada em Ciências Biológicas, tem Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educaçao (Universidade Estadual de Campinas). É pesquisadora convidada do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO na Universidade Estadual de Campinas e do Laboratório de Educação Ambiental OCA da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Participa do grupo de pesquisa MultiTão e da sub-rede de divulgação científica e mudanças climáticas no Laboratório de Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas. Interessa-se pelos encontros entre arte, educação e ciências. O período de estudos e escrita deste artigo foi realizado com o apoio do CNPq (Bolsa de Pós-Doutrado, processo n. 150603/2015-0).

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim possui graduação em Biologia (Universidade Federal de Viçosa), Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Pós-doutorado em Mídia e Comunicação (Goldsmiths College, University of London). É professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - LABJOR, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência de pesquisa na área de educação, com ênfase nas relações entre currículo e culturas audiovisuais e na área de divulgação científica e cultural.

Références

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. Imagens para Nilda Alves; Nilda Alves entre imagens. Revista Teias v. 13, n. 29, p. 47-59 , n. especial, 2012.

______. n-imagens. In: CAMARGO, Maria Rosa R. M.; LEITE, César Donizetti Pereira; CHALUB, Laura Noemi (Org.). Linguagens e imagens. Educação e políticas de subjetivação. Petrópolis: DP et alii, 2014. p. 63-73.

BEUGNET, Martine. Cinema and Sensation: French Film and the Art of Transgression. Carbondale: Southern Illinois Press, 2007.

CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Trad. Marcos Marciolino. São Paulo: Martins. 2008.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

______. Diferença e Repetição. Trad Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______. Sobre teatro: um manifesto de menos; O esgotado. Trad. Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra. Imagens que resistem. O intensivo no cinema de Aleksander Sokurov. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia)– Faculdade de Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

JAMAIS seque lágrimas sem luvas (Torka aldrig tårar utan handskar). Direção: Simon Kaijser Produção: Sveriges Television. Intérpretes: Adam Reier Lundgren, Adam Gustav Justus Pålsson, Simon Jönsson Berger, Christoffer Svensson, Michael Jonsson, Kristoffer Berglund e outros. Roteiro: Jonas Gardell. Baseada nos livros “Jamais seque lágrimas sem luvas” de Jonas Gardell.

PINHEIRO, Ulysses. Deleuze: Beckett, Leibnitz. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 13, p.154-166, dezembro 2012.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-22

Numéro

Rubrique

Artigos