Uma professora visitante na Faculdade de Educação da Unicamp
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p135-149Mots-clés :
Creche, educação infantil, feminismo, história da luta das mulheres, professora visitanteRésumé
Este ensaio traz experiências, impressões e reflexões sobre minha atuação como professora visitante da Faculdade de Educação da Unicamp, no primeiro semestre de 2017, quando então ministrei a disciplina “Direito à Educação e à Infância: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres”. Falo da minha surpresa ao participar de um edital aberto para ativistas, especialistas, o que para mim é algo inédito, e a emoção de uma ativista se transformar em professora visitante. Isto me fez voltar no tempo em que trabalhei numa creche municipal em São Paulo. Conto também dos impactos vividos todas as segundas-feiras, ao entrar na sala e ver o interesse de alunas e alunos em conhecer os feminismos, a história das lutas por creche e a história das lutas das mulheres, em particular, sobre guerrilheiras que resistiram aos desmandos da ditadura em nosso país, sendo que muitas delas foram assassinadas pelos agentes da repressão. Em resumo, abordo aspectos que mais me impactaram sem deixar de apontar as dificuldades minhas e da própria vida acadêmica.
Téléchargements
Références
LUZ, Larissa; ITAN, Pedro. Território conquistado. In: LUZ, Larissa. Território conquistado. c2016. 1 CD. Faixa 10.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Expressão Popular, 2015.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Os Cursos de Direito e a Perspectiva de Gênero. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2006.
______. Violações dos Direitos Humanos das Mulheres na Ditadura. Estudos Feministas. v. 23, n. 3, Florianópolis, p. 1001-1022, set./dez., 2015.
UNIÃO DE MULHERES DE SÃO PAULO. Guia Promotoras Legais Populares. São Paulo: Grafnorte, 2016.