Discurso, texto e leitura: espaço de (des)encontros do leitor com o autor
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p67-76Mots-clés :
Discurso, prática de leitura, interação.Résumé
Neste texto, refletimos sobre aspectos relacionados à prática da leitura no contexto escolar, atentando para os seguintes pontos: a) a leitura é o espaço/momento de interação entre autor e leitor, os quais são mediados pelo texto; b) leitor competente (a escola precisa formar leitores capazes de fazer uma leitura satisfatória dos textos que lhes são oferecidos); c) níveis de leitura de um texto (há um nível X a que os alunos precisam chegar). Considerando a impossibilidade de os sujeitos controlarem o sentido de suas palavras ou conseguirem apreender um sentido que seria a expressão daquilo que, supostamente, o autor de um texto tencionou produzir, problematizamos a ideia de interação na leitura, com base nas noções de função‑autoria e de função‑leitora. Advogamos a favor de uma prática de leitura que considere o contexto mais amplo de produção da linguagem, que é o discurso.