Congresso de Leitura do Brasil: projetos e demandas para a formação de leitores
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p75-90Mots-clés :
COLE, política de leitura, política de currículo, discursoRésumé
Este trabalho apresenta a constituição do Congresso de Leitura do Brasil em um cenário de disputas e negociação por projetos de formação de leitores. Nesta discussão, destaca-se a contribuição do COLE como espaço de produção de conhecimento sobre a formação de leitores, algo que fortalece a formação inicial para a docência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, que considera os contextos de disputa, antagonismo e articulação em prol de uma política de formação de leitores. Como resultado é possível afirmar que o COLE formaliza a constituição de uma comunidade epistêmica e de algumas comunidades disciplinares que atuam como contexto de influência na produção das políticas educacionais voltadas à leitura, ao passo que modificam o âmbito da formação inicial de professores/formadores de leitores por meio de suas práticas discursivas/pedagógicas. Nesse sentido, o COLE se diferencia por ser um espaço potencialmente democrático para produção curricular dos cursos de Letras e Pedagogia, fortalecendo o objeto de estudo leitura no campo da pesquisa educacional.Téléchargements
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