O que fazer com o que as aulas remotas fazem comigo? Posição subjetiva de estudantes de uma escola pública

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p109-124

Mots-clés :

Aulas Remotas, Escola Pública, Relação com o Saber.

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de discutir a posição subjetiva e bricolagem de estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual da região agreste do estado de Sergipe diante das aulas remotas através do aplicativo Google Meet disponível gratuitamente através da plataforma digital Google. Pensando sobre o que acontece do outro lado da câmera com os estudantes, chegamos à principal questão de investigação: quais bricolagens os estudantes utilizam quando estão on-line nas aulas remotas? Fazendo uma discussão e análise com foco a partir das noções de posição subjetiva da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000; 2005; 2013) e de bricolagem de Michel de Certeau (1998). Enquanto sujeitos de relações consigo mesmo, o outro e o mundo, os estudantes não são passivos à ortopedia da Educação, eles também têm desejos, objetivos, metas e estão sempre em mobilização para alcança-los a curto ou longo prazo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eanes dos Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Educação Física, Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq.

Veleida Anahi da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Licenciada em Ensino de Ciências e Matemática, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru

Licenciado em Física, Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq.

Références

Referência

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CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013

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Publié-e

2021-10-09

Numéro

Rubrique

Dossiê – Artigos