Aula de português: um espaço para o dialogismo em sala de aula

Autori

  • Milena Moretto

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n53p71-76

Parole chiave:

Produção de textos, interação, dialogismo.

Abstract

Este texto, resultado de uma pesquisa de Mestrado, discute a importância de abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Para isso, pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem (Vygotsky e Bakhtin), nas perspectivas teóricas de Foucault e nas considerações de autores que levam em conta a produção, a partir do princípio do dialogismo (Geraldi, Possenti, Smolka, Soares, entre outros). Neste artigo, visamos analisar o trabalho com produção de livros – realizado com alunos do Ciclo III (antiga 5a série) do Ensino Fundamental de uma escola particular – que não reproduz um modelo determinado, mas inaugura novos momentos de interlocução e de significação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2018-01-01

Fascicolo

Sezione

Estudos