Gestos de interpretação em favor de uma leitura múltipla
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n66p47-59Parole chiave:
Gestos de leitura, sujeito, texto, linguagem.Abstract
O objetivo deste trabalho é compreender os gestos de leitura e interpretação de
que o sujeito-aluno lança mão diante do texto e a forma como se constitui autor a partir deles. Para isso, analisar-se-á a descrição escrita de uma tirinha em quadrinhos lida pelos alunos em uma oficina de escrita na escola em que estudam em Pouso Alegre-MG. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso de linha francesa. Com esse estudo concluiu-se que é constitutivo do sujeito o caráter heterogêneo da língua: os alunos possuem diferentes relações com a língua(gem), e o trabalho com textos autênticos, relevantes e valorizados socialmente pode contribuir para melhorar a leitura escolar e o posicionamento como autor do que escreve.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FARACO, C. E.; MOURA , F. M. Gramática. São Paulo, SP: Ática, 1994.
FERREIRA , B. de H. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6ª ed. ver., Curitiba: Positivo, 2005.
MARIANI, B. S. C. As leituras da/na Rocinha In: ORLANDI, E. P. (Org.). A leitura e os leitores. 2ª ed., Campinas, SP: Pontes, 2003.
MILNER, J. C. O amor da língua. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI, R. (Org.). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 2007.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 8ª ed., São Paulo: Cortez, 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 2011.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. (Org.). Gestos de leitura. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.