Heterotopias e trajetividades: lugares para as diferenças nas subjetividades nômades

Authors

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p119-134

Keywords:

heterotopias, diferença, nomadismo

Abstract

A partir de duas experiências cinematográficas, Omar e  The giver (O doador de memória) como agenciamentos de signos da arte, busca-se, ao longo do texto, explorar a ideia de que heterotopias e trajetividades são noções importantes para se pensarem as diferenças no sentido de experiências de subjetividades nômades. Para tanto, é preciso combater a máquina de produção de subjetividades sedentárias. Dessa maneira, em um primeiro momento, desde uma hipótese proustiana, intenta-se entender o que são experiências com as heterotopias e as trajetividades, sobretudo a partir do filme Omar. Em segundo lugar, a partir de uma questão extraída do filme The giver, explora-se como o campo problematizador das diferenças pode ser afirmado entre a confrontação da máquina de produção de subjetividade sedentária e a máquina de produção de subjetividade nômade.

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Author Biography

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Alexandre Filordi de Carvalho é é graduado em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas) e Mestre e Doutor em Educação pela mesma universidade. É também Doutor em Filosofica (Universidade de São Paulo). É professor associado da Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos. Tem experiência na área da da filosofia contemporânea e da filosofia da educação, com pesquisas nos seguintes temas: subjetividades e diferenças a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Félix Guattari.

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Filmografia

O DOADOR de memórias. Direção de Phillip Noyce. [s.i.] EUA: Twc/waldem Media, 2013. (97 min.), som, cor.

OMAR. Direção de Hany Abu-assad. [s.i.] Palestina: AdoptFilms, 2013. (100 min.), P&B.

Published

2018-10-07

Issue

Section

Dossiê – Artigos