Aula de leitura no contexto sociocultural do cordel

Autori

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.
  • Rodrigo Nunes da Silva Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p145-159

Parole chiave:

Letramentos sociais, ensino de leitura, folhetos de cordel

Abstract

O artigo fomenta uma reflexão sobre o uso dos folhetos de cordel nas aulas de leitura, tendo em vista as tradições orais de transmissão cultural. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que partiu de leituras efetuadas em Rodrigues, em Bakhtin e Voloshinov e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outras bases teóricas, indagando sobre o modo adequado para se desenvolver atividades de leitura interativas com trocas de experiências a partir dos folhetos de cordel produzidos no Nordeste brasileiro. Tomou-se o cordel como material discursivo, sociocultural e sociolinguístico que engloba experiências do cotidiano de sala de aula, reforçando o vínculo escola-vida. Levando-se em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino, a proposta encontra seu valor nas práticas educativas regionais que a educação básica poderá agenciar em prol de um letramento escolar.

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Biografie autore

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Linduarte Pereira Rodrigues é graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Mestrado em Letras e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. É professor/pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística e Semiótica, com pesquisas nos seguintes temas: linguagens, culturas, práticas sociais e ensino. É líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações.

Rodrigo Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Rodrigo Nunes da Silva é graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. É pesquisador do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística e Estudos Culturais, com pesquisas nos seguintes temas: Ensino de língua portuguesa e culturas populares.

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Pubblicato

2019-12-31

Fascicolo

Sezione

Artigos