A brincadeira de papéis sociais e a formação de bases para a apropriação da linguagem escrita pela criança pré-escolar

Autori

  • Michelle de Freitas Bissoli Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil
  • Aline Janell de Andrade Barroso Moraes Secretaria Municipal de Educação, Manaus, Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p35-49

Parole chiave:

Brincadeira de papéis sociais, pré-história da linguagem escrita, educação infantil

Abstract

A apropriação da cultura escrita pela criança é um processo longo e complexo, que se inicia muito antes de sua entrada na escola. Vigotski postula que o desenvolvimento da capacidade simbólica e o controle de conduta são condições essenciais para o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever. Essas capacidades são exercitadas por diferentes atividades, especialmente o brincar de faz-de-conta. Este texto objetiva refletir sobre as relações entre o brincar e o desenvolvimento da linguagem escrita, com base nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Partimos do pressuposto de que o conhecimento dos professores a respeito da pré-história da escrita pode contribuir para um trabalho pedagógico mais efetivo na formação de leitores e autores.

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Biografie autore

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Michelle de Freitas Bissoli é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus Marília), tem Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma Universidade. É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Formação de Professores e Educação Infantil, com pesquisa nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Literatura Infantil; Formação de leitores; Formação de professores para a Educação Infantil. Atualmente, coordena a pesquisa Formação de Professores para as práticas de leitura literária nas pré-escolas públicas de Manaus: a apropriação da cultura escrita na abordagem histórico-cultural, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Aline Janell de Andrade Barroso Moraes, Secretaria Municipal de Educação, Manaus, Amazonas, Brasil

Aline Janell de Andrade Barroso Moraes é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem Mestrado e cursa Doutorado em Educação pela mesma Universidade, com Bolsa CAPES. É professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Tem experiência na área de Formação de Professores e Educação Infantil, com pesquisa nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Literatura Infantil; Formação de leitores; Formação de professores para a Educação Infantil. Atualmente, participa como estudante na pesquisa Formação de Professores para as práticas de leitura literária nas pré-escolas públicas de Manaus: a apropriação da cultura escrita na abordagem histórico-cultural, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

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Pubblicato

2020-06-10

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Artigos