A doação do acervo do Congresso de Leitura do Brasil ao Centro de Memória da Educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p65-74

Parole chiave:

Congresso de Leitura do Brasil, Centro de Memória da Educação, memória

Abstract

Este texto tem a finalidade de relatar o processo de doação do conjunto documental proveniente do Congresso de Leitura do Brasil (COLE) ao Centro de Memória da Educação (CME) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Congresso é realizado pela Associação de Leitura do Brasil (ALB) há 40 anos e o conjunto doado e aqui apresentado foi se formando desde 2009, com o início do projeto de pesquisa ALB: memórias. Sua instalação oficial no CME foi decisiva para que se tornasse patrimônio da Universidade e viesse a contar com condições adequadas para o trabalho de higienização, catalogação e disponibilização para a comunidade acadêmica. A iniciativa de escrever sobre esse processo encontra sua justificativa no reconhecimento da importância das narrativas sobre percursos normalmente vivenciados e nunca escritos, bem como na perspectiva de tornar mais conhecido o próprio processo de doação de acervos na Unicamp.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Larissa de Souza Oliveira, Faculdade de Educação da Unicamp

Larissa de Souza Oliveira é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas) e Letras (Faculdade Anhanguera de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) é doutoranda em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora da Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa, Tecnologia Educacional e Educação Não Formal, com pesquisa nos seguintes temas: Educação, principalmente com os temas: Leitura, História, Memória, Arquivo, Formação de professores para o uso de tecnologia na educação. 

Riferimenti bibliografici

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão... [et al.]. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

MARTINS, M. C. Memórias da Educação Escolar: prospecções e projeções. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 25, p. 379-394, 2006.

PAULILO, André Luiz; MAZZA, Débora Bertier. Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional. Pro-Posições [online], 2016, vol. 27, n. 3, p. 201-220. ISSN 1980-6248. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2014-0097. Acesso em 22/11/2018.

SILVA, Lilian Lopes Martin; OLIVEIRA, Luciane Moreira. ALB: memórias - um percurso de investigação. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1345-1350, 2016. Disponível em: https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/03/lm_16_12_g.pdf. Acesso em: 22/11/2018.

Pubblicato

2020-10-09

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Artigos