Representações sociais em torno do ato de ler

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DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p105-118

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Representações sobre leitura. Práticas de leitura. Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

A leitura é prática social e, como tal, emoldurada pelo contexto social do leitor, o que significa dizer que adquire diferentes sentidos e usosem razão das formas de apropriação do texto e de seus mediadores sociais. Por outro lado, historicamente, a leitura foi delineada com a ótica da cultura dominante e, nesta perspectiva, foram forjadas as suas representações sociais, geralmente relacionadas a sucesso pessoal, erudição e lazer. Esse artigo traz as representações sociais sobre leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, por meio de entrevistas narrativas, submetidas à análise de conteúdo, a partir de suas práticas de leitura, dentro e fora do espaço escolar, através das contribuições da Sociologia da Leitura, da História da Leitura e da Teoria das Representações Sociais, evidenciando como são ambivalentes, e, nessa ambivalência, as marcas das historicidades e formas de apropriação da cultura escrita pelas camadas mais empobrecidas da sociedade.

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Biografia autore

Verena Santos Andrade Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, tem Mestrado em Estudo de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia, Campus Salvador e doutoranda em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista. É pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado da Bahia, Campus Jequié.

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Pubblicato

2022-12-29

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Sezione

Artigos